Dominio: codigosblog.com.br
Chave: af255c39c6cbf2ba03ac5b531649215539d8d61a
Hora do cache: 1508676966
Vida do cache: 1508720166
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Hospedagem - 728 x 90

Análises Comentários Dicas Postagens

Como descobrir o que as pessoas querem ler no seu blog

Uma das grandes dificuldades dos blogueiros é saber o que seus leitores querem ler. Mesmo quando o blog é especializado em determinado assunto, há esta dúvida.

Como sempre cito em minhas postagens, um blogueiro nunca escreve apenas para si mesmo. Ele escreve suas postagens para outras pessoas que pensam de forma convergente ou divergente dele e que permeiam ideias distintas entre si também. Uma deliciosa ou indigesta salada de opiniões que devem ser mensuradas para saber se o que tu anda postando está agradando ao menos a maioria.

Leia também:  Os cinco tipos de blogueiros mais chatos do mundo.

Na postagem de hoje trago seis dicas para descobrir qual o conteúdo que o seu leitor quer ter acesso. Leia a seguir:

1. Fique ligado nos comentários

Infelizmente a blogosfera brasileira perdeu uma das coisas que estávamos evoluindo bem, os comentários em blogs. Dificilmente se vê pessoas comentando em blogs, expondo suas opiniões e criando discussões ligadas ao conteúdo. Porém, se no seu blog há comentários, é interessantíssimo entender o que seu leitor deseja e pensa através dessa ferramenta. Apenas um comentário pode vir a se tornar dez postagens.

Leia também:  Como lidar com as críticas no seu blog.

2. Crie formulários de contato

Um formulário de contato é extremamente útil para quem quer melhorar o relacionamento com seu leitor ou para ter mais uma ferramenta direta de contato para vários outros fins, como anúncio, dúvidas, elogios e até sugestões. Existem sites que criam formulários para blogs gratuitamente. Um deles é o Wufoo.

3. Crie um fórum de discussão aberto

Alguns sites criam um fórum de discussão onde os leitores podem falar com o editor do e comunicar-se entre eles. Talvez a proposta não sirva para todos os blogs, devo deixar isso bem claro. Recomendo o uso desta tática principalmente para blogs com:

  • Alto índice de discussão: religiosos, políticos, esportivos, educacionais etc;
  • Dicas e tutoriais: gadgets, meta-blogs, softwares, makes, moda, gastronomia etc;
  • Assuntos relevantes: notícias, serviços sociais, sustentabilidade, arte etc;

Lembrando que esta é apenas uma recomendação, não é via de regra! Blogs com outros temas e reações também podem ter seus fóruns.

4. Faça enquetes e vá direto ao ponto

Sem frescura ou análises superficiais. Vá de encontro ao seu leitor criando enquetes e descubra exatamente o que precisa de acordo com as suas próprias opções. Recomendo que faça a enquete após ter traçado muito bem qual o foco das postagens do seu blog. Assim você poderá entregar aos seus leitores algumas opções de próximos artigos e conhecer as necessidades deles efetivamente. Não seja apelativo, cuidado! Uma enquete por semana já está bom demais 😉

5. Utilize as redes sociais

Dificilmente exista um lugar no mundo onde as pessoas se expressam com tanta sinceridade como nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Google+, E-mail etc). Provavelmente algumas pessoas que visitaram seu blog vão retweetar, compartilhar e enviar a sua postagem, dar opinião sobre o blog ou até mesmo entrar em contato direto contigo. Vale prestar atenção e manter um relacionamento na sua rede, pois é um meio de comunicação incrível.

Junte a dica 4 com a dica 5! Aprenda a criar enquetes no Twitter.

6. Analise os números

Ter milhares de visitas no blog não é sinal único de qualidade. Se apegar só na matemática de visitas é furada! O ideal é observar melhor as quantidades de páginas visualizadas por visitante e o tempo médio que ele fica no site, algo facilmente mensurado através do Google Analytics.
Assim tu poderá ver no seu blog quais os tipos de postagens que mais fazem sucesso e quais não fazem tanto sucesso assim. Sabendo disso, será mais fácil traçar um tipo de postagem e obter um melhor resultado.

Espero que essas dicas possam ajudá-los na mensuração e criação de conteúdo!



De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

6 Comentários

  1. Olá, Tiago!

    Muito bom o seu artigo! São realmente maneiras eficientes para descobrir o que o público espera ver em nossos blogs.

    Outra ferramenta que indico como complemento à sua lista é o UserVoice. É um serviço grátis onde os leitores podem cadastrar dicas que recebem votos de outras pessoas. É uma forma eficiente de descobrir os assuntos mais desejados no blog.

    Um abraço!

  2. Muito bom mesmo seu post, é sempre bom saber exatamente o que está agradando nossos leitores, para ter uma boa base das futuras postagens. Ter um blog de qualidade hoje em dia não é fácil.
    Abraço!

  3. Olá, Tiago,

    Existe forma de criar o fórum como parte do corpo do blog no WordPress? Há um bom plugin que faça isso?

  4. lucas ramires disse:

    Ótima postagem estou muito preocupado por que faço as postagens e não consigo muitas visualizações e poucos comentários e sinto que é por causa desse fator de não está fazendo postagens do que as pessoas querem ler.Mas ótimas dicas vou colocar em prática.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.