Dicas de como criar um layout de qualidade para o seu blog

Logo após a árdua tarefa de definir o nome de um blog surge em cena outro probleminha: a escolha do layout. Há aqueles que além de blogueiros também mandam bem no web design e não sofrem tanto com a situação – o que também não quer dizer que seja fácil para eles –, tem também quem resolve contratar os serviços de quem entenda do assunto, no entanto esse texto é mais direcionado a aqueles que resolvem tentar criar um layout por conta própria mesmo não sendo um especialista no assunto. Sim, é possível criar um layout de qualidade mesmo não sendo um web design completo, porém será necessário dedicação e tempo. Para ajudar nessa tarefa temos abaixo uma mini – lista com alguns itens necessários.

Wireframe

O wireframe é uma espécie de ilustração que deve ser feita antes de qualquer trabalho mais artístico. Se seu layout fosse um texto o wireframe seria o rascunho, trata-se de um guia básico com os elementos fundamentais de sua interface. Geralmente usam-se programas específicos, mas, antes de fazê-lo no computador o lápis e o papel viriam bem a calhar.

Leia também: Como estruturar um layout de forma eficiente

Definir cores e tema central

É importante saber exatamente aquilo que você quer que as pessoas pensem assim que virem seu blog, pois isso será como seu cartão de visita e fator muitas vezes determinante na permanência ou não de seus leitores. Evite combinações de certo mau gosto, exageros e plagio. É problemático quando aquilo que no começo seria só uma inspiração se torna uma copia. É interessante ver outros layouts antes de criar o seu, mas temos um limite para tudo e se seu layout se tornar excessivamente parecido com algum se pode considerar a possibilidade de plagio.

Programa de criação/edição de imagens

É aqui onde a mágica acontece. Photoshop, PhotoFiltre, opções não faltam. Recomendo antes de fazer o download de qualquer um que se tenha uma boa leitura a respeito de cada, suas particularidades, prós e contras, pois isso pode fazer grande diferença no seu trabalho e tente não ficar preso a apenas uma opção, muitas vezes precisamos de algo em particular disponível apenas no programa X ou Y.

Imagens de qualidade

É de grande importância ter imagens de boa qualidade, no entanto deve-se tomar cuidado com o tamanho, afinal não é só beleza que conta aqui! Temos que pensar em funcionalidade e imagens muito pesadas não são nem um pouco funcionais. Salve suas imagens no formato adequado para as mesmas. Se for usuário do blogger evite o formato JPEG, pois essas por alguma razão que desconheço perdem sua qualidade. Para evitar esse problema salve suas imagens em PNG. Elas ficarão com maior qualidade, porém mais pesadas, mas, já existe solução para isso. Não poderei ensinar aqui ou essa postagem ficará muito longa coloque no google “Tutorial: Dividir imagens em fatias”, aparecerão diversos tutoriais a respeito, escolha um que lhe agrade e mãos a obra ( se alguém não encontrar um tutorial satisfatório comenta aqui que se necessário eu mesma postarei um) .

Fontes

Ter fontes adequadas a cada trabalho é altamente necessário na produção de um layout. Tente quantas vezes for necessário e vá trocando até encontrar aquela que se encaixe ao seu projeto.
Leia também: Sites para baixar fontes tipográficas

Acredite, os primeiros trabalhos sairão bem longe do ideal mas, a cada nova tentativa você mesmo percebera que gradativamente tudo entrará em seus eixos, não será fácil mas, com dedicação e esforço é possível chegar lá.

Leia mais sobre o assunto:

Photo Credit: jm3 via photo pin cc

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

7 Comentários

  1. ótimas dicas Natália.

    Eu mesmo demorei um certo tempo para deixar o meu layout do jeito que eu queria, é claro que eu deixei ele como um espaço confortável para meus leitores.

    ótimo artigo Abraços.

  2. Olá Natália.

    Muito bom seu artigo, também acho muito importante para um blog ter seu layout bem elaborado e organizado, pois ele influencia direto na leitura dos artigos, você mostrou muito bom o que um bom layout precisa, alertando também que é muito importante manter o layout leve.
    Até a próxima!

  3. Muito bom o artigo.
    Embora não seja uma tarefa fácil é muito interessante que o blogueiro aprenda ao menos efetuar algumas modificações de layout em um blog. Se dominar a arte do webdesign melhor ainda.

  4. Pingback: Usando espaços vazios no layout como ferramenta | Códigos Blog

  5. muito bom!!! obrigada pelas dicas..não sabia da perda de qualidade de imagens jpeg no blogger o.O
    abçs

  6. Olá! gostei das suas dicas, eu pensando em fazer um blog, sobre Segurança do Trabalho, seria difícil postar um slides de apresentação?

Faça um comentário