Dominio: codigosblog.com.br
Chave: af255c39c6cbf2ba03ac5b531649215539d8d61a
Hora do cache: 1506116117
Vida do cache: 1506159317
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Hospedagem - 728 x 90

Dicas

Os 10 erros de um blogueiro iniciante

Todo blogueiro iniciante tende a passar por alguns erros comuns, é normal já que estão entrando em um novo mundo, um novo projeto. Com tudo, é necessário corrigir esses erros rapidamente, quanto antes melhor, assim menos tempo é gasto para seu blog ser reconhecido.
O objetivo em citar 10 erros cometidos por blogueiros iniciantes é de apenas mostrar os erros para que todos busquem a correção e possam se tornar blogueiros de qualidade. Não estou aqui para criticar e sim ajudar.

Leia também:

Achar que vai ganhar dinheiro fácil

Erro comum! Criou um blog e tem como foco principal ganhar dinheiro? Desiste, vai procurar outra coisa pra fazer.
Blogar é gostar de escrever, gostar de pesquisar, gostar de compartilhar um tema com outras pessoas, é publicar para um publico de dez mil pessoas e ter o mesmo prazer escrevendo para dez. Então, tenha como meta ter muitos seguidores no Twitter, receber muitos comentários nas postagens, ler emails de agradecimento e não pensar no dinheiro. Dinheiro é conseguencia do seu trabalho. Se você faz um trabalho bem feito, o dinheiro vem sem você correr atrás.

Não ter um domínio acessível

Digo sempre que ter um domínio próprio é necessidade e não luxo. Você vai adquirir uma marca, algo que só você pode usar. Além disso, você poderá usar onde quiser e como quiser. Isso vale também para blogueiros que não quem ser profissionais.

Como se não bastasse, é comum blogueiros criarem nomes complicados ou longos, dificultando a memorização e facilitando os erros quando se é digitado o domínio do blog.
Exemplo: www.meubloguequeajudablogs.blogspot.com.br. Tenho certeza que isso não terá sucesso.

Leia mais:

Não ter um layout bonito e organizado

A estrutura do seu blog é responsável por grande parte do sucesso. Investir em um layout bonito, leve e organizado é indispensável.
De que adianta ter um conteúdo de qualidade e não aproveitar bem o espaço disponível? Dar destaque ao conteúdo é essencial.
Um layout de primeira faz muita diferença, leia mais:

Usar cores que cansam a leitura

Ler um texto com a fonte branca sobre um fundo vermelho ou preto é terrível! Extremamente cansativo para as vistas, faço questão de não ler.
Não adianta, a melhor opção é fonte cor preto ou cinza escuro, com fundo branco ou cinza claro. O que foge disso é cansativo. Você pode até colocar outras cores em outros textos do blog, mas onde vão as postagens, onde se tem o conteúdo principal é assim, preto no branco literalmente.
Talvez pareça bobeira, mas não é! Leia mais sobre teoria das cores.

Não postar de forma regular

A maior diferença entre blogs e sites está nesse aspecto. Um blog foi feito para ser atualizado frequentemente. Blogs que não recebem novas postagens regularmente não ganham leitores.
É fácil perder leitores, basta não atualiza o blog, pois sem atualizações não há porque seguir um blog. Concorda?
Da mesma forma que sem postagens você perde leitores, com muitas postagens sem qualidade também, crie sempre textos com qualidade. Essa também é a melhor forma de conquistar leitores.

Copiar conteúdo

É um erro comum atualmente, poucos sabem que plagio é crime e que isso não vai trazer beneficio algum para o blog. Como tenho certeza disso? Nunca vi um blog cheio de plágios fazendo sucesso.
E não venha com essa de “se copiar pelo menos cite a fonte”. Isso não existe, plágio é plágio, você estará prejudicando não só assim mesmo, mas principalmente o autor do material.
E ainda tem mais! O Google está de olho nos blogs que copiam conteúdo, cedo ou tarde o plagiador será punido (prejudicado).
Seja criativo! Usar textos como fonte é uma coisa, copiar é algo bem diferente.

Comentar em vários blogs pedindo parceria

Isso demonstra falta de profissionalismo. Mostra que você ainda está aprendendo a trabalhar com blogs e realmente não está preparado para nenhuma parceria.
Não há necessidade em pedir links. Quando seu blog é bom, isso vem naturalmente. Grandes portais, empresas e blogueiros vão te procurar naturalmente, é tudo questão de tempo.
Até concordo em procurar alguns parceiros, todavia não se preocupe com isso, tenha seu conteúdo como foco.

Desistir em pouco tempo

Ganhar respeito, admiração, dinheiro e visitas em um blog não é do dia pra noite. É um longo processo, longo mesmo! Desistir antes de dois anos é errado, antes de um ano então é brincadeira. Se você acha que vai ser tudo fácil depois de dois, três meses de blog, você está muito, muito enganado.
Todo e qualquer projeto exige dedicação e persistência. Tenha isso em mente e não desista.

Forçar amizade com outros blogueiros

Amizade na blogosfera é que nem na vida real: o processo é natural e a partir do momento que você fica no pé da pessoa querendo conversar e agradar o tempo todo, você é chato! Tudo tem seu tempo.
Já fiz muitos amigos na internet. Alguns são bem conhecidos, alguns nem tanto, mas tenho amigos e não parceiros.

Escrever de qualquer jeito

Escrever textos com qualidade exige planejamento, conhecimento e pesquisa. Sentar na cadeira e querer escrever um texto em 10 min porque você precisa postar, não funciona, é melhor deixar o blog desatualizado do que postar qualquer coisa.
Outro ponto que devemos analisar são os erros de português. Ninguém é perfeito, eu, por exemplo, cometo sempre alguns erros, todavia busco corrigir tudo, pesquiso quando tenho dúvidas e por último passo minhas postagens sempre no editor de texto Word, pois ele mostra alguns erros que as vezes passam despercebidos.

Esses são os tópicos que analisei que geralmente são erros cometidos por blogueiros iniciantes. Com certeza existem mais erros, no entanto citei aqui os principais. Espero que essa postagem possa ajudar você que está começando.

Boa sorte.



De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

22 Comentários

  1. Marina disse:

    Esqueceu de dizer que comentários como: “seguindo, segue de volta?” só irrita as pessoas. E mesmo que alguém siga mesmo, vai ser apenas um seguidor, não leitor.
    Gostei muito do seu post, suas dicas são muito boas.

  2. Paulo disse:

    Gostei da dica. Eu não suporto as letrinhas (verificador) é um porre.
    Um abraço

  3. Adilson Silva disse:

    Ótimo post, realmente esses erros são bem comuns. Ainda bem que apesar de meu blog ser novo escapei :-).
    Até logo.

  4. Excelente post. Tenho um blog há 3 anos e muita gente que queria colaborar já chegou e foi embora, achando que é mole. Na verdade, é puro amor. Faço um exercício diário de postagem, que inclui pesquisa e criação. Acho muito fácil (e anti-ético) a vida de blogs que copiam conteúdo e sobrevivem às custas disso.

    Ser bloguista (termo que achei mais bonito do que “blogueiro” no livro “A Cauda Longa”, de Chris Anderson) é ser profissional. Por mais que seja um serviço considerado de “amadores”.

    Adorei o post. Compartilhado.

    Letícia Motta, editora do Cutedrop.
    http://www.cutedrop.com.br

  5. Rodrigo Silva disse:

    É comum Paulo acontecer tudo isso que você citou no artigo. Na minha opinião uma das maiores causas para a criação de blogs é achar que o mesmo vai gerar muito dinheiro, mas não é assim que acontece. A partir disso o blogueiro começa a “apelar” para outras situações como sair pedindo parcerias!!! Ótimo artigo.

    Grande abraço.

  6. Misael Abreu disse:

    Estava pesquisando algumas dicas para ver se consigo melhorar meu blogue. Aí encontrei essas suas. Gostei muito! Eu acho que desses erros só cometi mesmo este: “Não ter um layout bonito e organizado”, mas estou trabalhando pra melhorar.

    Eu só estou com medo de uma coisa: meu blogue é sobre linguística, um assunto que, pelo que eu sei e estou experimentando, tem um público muito escasso. Por isso, tô tentando ser um pouquinho ameno no que eu publico, pra atrair leitores.

    Gostaria de saber se o medo que eu tenho é normal. Eu temo escrever e não ter muitos leitores. Ou será que é também um erro ficar esperando inúmeros leitores?

    • Misael, obrigado pelo seu comentário. Espero que goste do Códigos Blog. =]
      Mantenha firme com o seu conteúdo e seus textos. Conheço poucos blogs sobre linguística, então pode ser que o grande blog sobre esse assunto seja o seu daqui alguns meses.
      Pra mim esses pequenos nichos são os melhores, pois as pessoas ACHAM que o público será pequeno, mas me diga quanto é um número pequeno? Se pegar só minha cidade existem mais de 1,5 milhões de pessoas, se 1% delas tiverem interesse em português já é um público grande. Concorda?
      Aos poucos você vai construindo seu público e ajustando suas postagens de acordo com o que os leitores dizem.
      Também posso te recomendar algo mais: Explore de vez em quando outros assuntos relacionados, isso pode ser bom para você testar o interesse dos seus leitores e quem sabe seguir outro caminho com o blog de acordo com os resultados.

      Acho que é isso.

      Boa sorte! Abraços

  7. Olá Paulo!

    É verdade, no começo cometemos erros. O importante é nos retratarmos e buscar informações corretas, ler muito e tentar colocar tudo em prática. Continuo aprendendo todos os dias e assim vou seguindo.

    Abraço!

  8. Em relação ao domínio em uma parte você ta certo, grandes nomes são sempre difíceis de memorizar agora se o blog for .wordpress.org ou .blogspot.com dependendo do nome do seu blog isso não interfere em nada. Um exemplo claro é humoralbino.blogspot.com ou humoralbino.wordpress.org, de certa forma não deixa de ser um blog, isso é o blog pode ter um domínio gratuito, mas seu conteúdo pode valer ouro.

    • Gutierri,
      discordo de você. Os blogs podem ser bons, mas não o domínio interfere e muito! Você quer analisar blogs de humor? Então compare esses dois blogs com o Brogui, KibeLoco, Jacaré Banguela e Bobagento. Os acessos desses blogs que você citou chega perto do número de acessos desses blogs? Pra falar a verdade, nunca vi um blog que ganha mais de 30 mil acessos por dia em um domínio gratuito.
      Abraços

  9. Fellipe disse:

    ótimas dicas, espero que escreva mais artigos sobre este assunto, é gostoso de ler e é motivante para quem está inciando no mundo do blogs!

  10. kitow disse:

    galera..essa parada do google punir plagio..acho estranho…pois a maioria dos sites de humor vivem so copiando tirinhas, desmotivacionais, videos…os blogs de humor vivem do plagio..e o google nunca conseguiria punir todos..pense…e alguns posts como estes q citei acima precisam ser compartilhados,,,afinal senao quase ninguem nao veria as coisas legais nos blogs…ou vcs acham q blogueiros tem o dia todo pra fazer tirinhas e desmotivacionais??? iriam fazer suscesso la pros 90 anos de idade

  11. Luciano disse:

    Valeu pelas dicas…, é isso mesmo que acontece!

  12. Cremilton disse:

    Obrigado por postar essas dicas, vão ser muito úteis para mim!

    Abraços!

  13. Olá, tenho o meu blog a quase dois anos admito que algumas vezes por falta de ter o que postar, já cheguei a copiar conteúdos de outros blogs, mais, sempre dando os devidos créditos.

    Gostaria de pedir algumas dicas em relação ao template do meu blog.

    O que poderia ser melhorado nele ou retirado?

    Agradeço A Atenção!

    • Sérgio,
      temos várias dicas quando o assunto é layout. Procure aqui e você vai gostar. =]
      Quanto copiar: Copia é copia! Se você pegar um livro com direitos autorais, publicar ele em seu nome e colocas os créditos, ainda é plágio e você vai sofrer por isso. Na internet também é assim.
      abraços

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.