De volta à velha discussão: Quanto se deve postar?

Saber quanto se deve escrever talvez seja uma tarefa tão árdua quanto à escolha daquilo que se escreve, isso pois até mesmo um bom assunto quando mal trabalhado se torna cansativo, no entanto nesse texto não iremos focar tanto na qualidade, mas na antiga polêmica a respeito da quantidade. A blogosfera é cheia de extremos, alguns pecando pela falta, outros pelo excesso e vocês por aqui e em outros metablogs procurando pela medida certa, enquanto a verdade é que ninguém nunca conseguiu achar uma resposta definitiva com tantas regras e exceções por aí (e olha que a gente tenta), mas não é muito difícil perceber certas coisas muitos já provaram e comprovaram e é a elas que devemos estar atentos.

Assim como escrever pouco prejudica o contrario também ocorre

Acho que todo blogueiro já deve ter escutado ou lido alguma vez a respeito de que qualidade é mais importante que a quantidade, mas, se olharmos com um pouco mais de atenção perceberemos que uma pode afetar diretamente a outra. Inevitavelmente, as pessoas ao verem um blog com publicações periódicas logo tendem a criar uma primeira impressão totalmente oposta daquela que se tem de uma pagina totalmente desatualizada, porém essa moeda tem duas faces, e a outra nos mostra que assim como há quem deixe de acompanhar pela falta de conteúdo, há também quem faça o mesmo pela motivação contraria: O excesso.

Tem-se aquela ideia de um numero ideal de postagens por dia, particularmente penso que seria mais adequado que esse numero fosse por semana. Veja bem: Para começar vamos imaginar um blog com 3 postagens por dia e um leitor qualquer do mesmo, agora vejamos também que esse leitor provavelmente deve acompanhar assiduamente pelo menos mais uns 10 blogs que possuem a mesma frequência do nosso blog imaginário. Agora faça as contas. São 11 blogs ao total cada um posta 3 vezes por dia, assim nosso leitor teria 33 postagens por dia, 231 por semana. Agora me diga como acompanhar tudo isso? O que eu quero dizer com isso é que a menos que seu conteúdo seja muito bom ou seu blog seja humorístico a tendência é que com o tempo as pessoas deixem de acompanha-lo, caso você exagere nas postagens.

Cuidados com o tamanho da postagem

Somos frutos de uma sociedade que tem pressa em tudo e essa tal “pressa” tem consequências muitos maiores do que se imagina. Sejamos sinceros, é mais do que comprovado que a maioria tem preguiça de ler aquilo que não gosta, muitas vezes apenas fazem uma espécie de leitura mecânica a procura de algo que lhes interesse e quanto maior os textos e mais turvas as letrinhas ficam ao descermos a barra de rolagem menos chances de alguém parar e ler. Então é sempre bom procurar um meio termo entre o extremamente curto e o longo, publicar pouco ou muito são medidas igualmente prejudiciais é claro que o enredo será diferente, mas no fim a moral da historia será a mesma.

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

3 Comentários

  1. Natália, realmente blogar em excesso prejudica o projeto. Com exceção de blogs humorísticos que podem ser lidos rapidamente, blogs mais educacionais como os nossos não devem postar mais de uma vez por dia. Eu mantenho sempre 6/7 postagens por semana e acredito que o publico do Escola Sites esteja contente com essa frequência.

    Abraços,

  2. Pingback: O que nunca ter em um blog? | Códigos Blog

Faça um comentário