Como proteger seu blog dos plagiadores

O Plágio é um dos grandes vilões da blogosfera. Como existem vários blogs de categorias iguais é normal (infelizmente) o ato de copiar artigos de terceiros sem prévio aviso e sem creditar. Tal ato causa arrepios para os geradores de conteúdos originais.

Além de ser algo antiético, o plágio é considerado crime de violação de direito autoral no Brasil. Apesar de que nem sempre a lei é cumprida.

Infelizmente os plagiadores sempre existiram e vão continuar existindo não só na blogosfera, mas em todo lugar que envolva algo que tenha notoriedade e singularidade.

Nesta postagem não quero levantar apenas a questão das atitudes dos plagiadores, mas levantar principalmente as atitudes dos plagiados. Todavia, vale ressaltar a mal-efeitos que ser plagiado causam na internet.

Motivos que fazem o plágio ser tão ruim na blogosfera

  • Indexação e rankings nos motores de busca
  • Gerar dúvidas e falta de credibilidade entre os leitores
  • Ser penalizado por conteúdo duplicado
  • Desrespeito para com o criador do conteúdo

Mas depois de tantos anos convivendo com essa realidade eu encontrei não só o lado ruim disso tudo, mas encontrei ferramentas que ajudam a me proteger dos plagiadores e a descobrir quando foi plagiado. Espero que ajude vocês também.

Copyscape

O Copyscape é um site de combate ao plágio com versão gratuita e paga. Com ele é possível fazer uma busca na web filtrando os conteúdos iguais aos do url que serão inseridos na barra de pesquisa.

Os serviços gratuitos tem suas limitações e para ter maior extensão de páginas por pesquisa (10.000 páginas), para ser avisado por e-mail quando copiarem seu conteúdo, para ter monitoramento diário e várias outras opções o Copyscape disponibiliza seu serviços pagos.

DMCA

O DMCA é outro site que ajuda os blogueiros a se protegerem contra o plágio; Ele possui 2 scans gratuitos e sua filtragem gera mais resultados do que o Copyscape (na versão gratuita).  Como tudo que é gratuito na internet, ele também oferece ferramentas pagas que obviamente são melhores que as gratuitas.

Plagium

A função base do Plagium é um pouco diferente das demais. Ao invés de colocar a url do site ou postagem, coloca-se um trecho do texto da postagem. Particularmente acredito que se for usar esta função o melhor pode ser o Google mesmo. Porém, há a opção de adicionar a url para fazer a checagem de plágio. Para isto é necessário criar uma contra (gratuita) no site.

Bloquear uso do botão direito

Você já deve ter acessado sites que utilizam um código de javascript para bloquear o botão direito do mouse e/ou seleção de texto para não haver cópias de postagens. Eu não recomendo isso, pois alguns blogueiros poderiam usar apenas alguns trechos do seu conteúdo para incrementar seus artigos e isto não é ilegal quando se dá os devidos créditos.

Estas são algumas das ferramentas que poderão te ajudar a achar os plagiadores e com os selos que os sites disponibilizam, poderás até intimidar estes atos no seu blog ou site.

O que fazer quando achar o plagiador?

Primeira Ação – Entre em contato com o editor do blog por e-mail, formulários de contato, comentários ou até redes sociais e imponha a retirada do conteúdo. Caso gostar do blog e dependendo da conversa você se convencer que a intenção do “copiador” não foi tão má. Peça para creditar o artigo com nome e link do seu blog ou com seu nome.

Segunda Ação – Se o contato direto não resolver entre em contato com a plataforma que o hospeda o blog avisando sobre o plágio. Se for em host gratuitos como Blogger ou WordPress.com melhor ainda.

Em ambos é necessário preencher corretamente seus respectivos formulários e esperar uma réplica dos órgãos.

Terceira Ação: Caso nenhuma das ações anteriores resolva seu problema entre em contato com um advogado e se necessário mova uma ação contra o plagiador. Se o seu artigo foi usado para fins comerciais não pense duas vezes, pois a lei 9.610 estará do seu lado.

CONCLUSÃO

Não há como fugir do plágio, principalmente se o seu conteúdo for bom. Porém, há formas de se proteger e formas de denunciar como foi mostrado neste artigo. O importante é se defender e usar as ferramentas certas para isso.

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

13 Comentários

  1. O Plágio é um problema muito grave na blogosfera, é no mínimo triste quando encontramos um texto copiado de nosso blog. Muitas vezes encontramos artigos que, de cara, percebemos que foram baseados em nossos, e isso também é plagio.

    Abraços,

  2. Me diz uma coisa o que vocÊ sobre o que vc faria se povo começasse a te plágina e depois de muita briga e com o google idiota que denucia e denucia nunca acontece nada resolvesse,
    mais os outros bloggeiro (aqueles que te plagiaram) decidem fazer algo infernal, ver a noticia aqui, e pesquisa em um outro lugar que tenha a noticia que vc achou pra poder postar, sendo que o “animal” só soube na noticia por aqui.

    È eu sou bloggeiro de noticias e encontro as noticias muito rapido em questão de poucos minutos ou segundos depois de sair, depois de usar muito meu blogger como fonte eu de muito brigar estão fazendo isso, e eu não sei como me defender pq não posso acusar de plágio, mais tem muita gente se saindo de bem por que encontro noticia rápida, o que vc faria.

    • Olá Ben, tudo bem?

      Bom, sua plataforma é Blogger? Se sim, é fácil denunciar, o Blogger está meio rigoroso ultimamente, está funcionando denunciar. Já o WordPress, sempre foi rigoroso, é fácil denunciar. Se não adiantar tente procurar a empresa que hospeda o site ou blog que te plagiou, entre em contato e tente resolver, isso também adianta.

      Não preocupe muito com isso, faça seu trabalho, o resto o Google faz. =]

      abraços

  3. Desculpe incomodar.. Eu gostaria de saber qual é o código e aonde coloco para bloquear o botão direito. Sei que pode ser chato para algumas pessoas, mas já passei por vários momentos que me plagiaram, tanto é que já tive quase um blog inteiro plagiado (Acabei excluindo depois…). Obrigada pela atenção, um bom dia. ^-^

  4. Realmente o plágio está se tornando algo comum na ‘Blogosfera’ , mais eu faria de tudo para acabar com essa pouca vergonha , Abração Paulo.

  5. Pingback: Como denunciar plágio no Blogger | Códigos Blog

  6. Realmente Plagio é um grande inimigo na Blogosfera, recentemente o meu blog sofreu esta pratica, devido isso tomei algumas medidas para proteger o meu blog, usar o Copyscape realmente é muito eficiente principalmente a versão paga que protege o seu conteúdo, eu tento diminuir que o meu blog seja prejudicado nas buscas com o plugin RSS Footer.

Faça um comentário