As 10 piores coisas que seu blog pode ter – Parte 2

Homem caindo

Após observar muitos blogs durante anos e ler várias reclamações relacionadas a design de blogs, eu resolvi apontar os dez erros mais comuns que um blog pode ter e/ou fazer. Lembrando, esta é a segunda parte da postagem: As 10 piores coisas que seu blog pode ter!

Caso seu blog tenha alguns dos tópicos citados, interprete este artigo com os olhos de uma crítica construtiva, onde a melhor forma de aceitá-la é analisando se as modificações finais serão importantes para o seu blog… e eu espero que sejam!

Confira a lista da segunda parte das 10 piores coisas que seu blog pode ter:

1. Música em autoplay

Sabe quando você entra em um blog e do nada começa a tocar uma música? Então, esses são os autoplay’s. Como já disse na primeira postagem, não é uma boa ideia afrontar a capacidade de controle de um usuário na internet. Se tem um blog e quer colocar música nele, então faça isso, mas não coloque players que tocam automaticamente.

2. Mais anúncio a conteúdo

Nenhum visitante entrará no seu blog para ficar vendo anúncios, como em uma vitrine. Um blog poluído visualmente já é ruim, agora poluído com publicidade é pior ainda. Muitos anúncios e em lugares errados atrapalham a credibilidade de uma página.

3. Postagens loooooongas

Escrever um livro em uma postagem não é necessário e nem recomendável. Se a postagem é muito grande eu indico que crie uma série em partes. Assim como eu fiz neste artigo.

4. Textos tweets

Há outro problema relacionado ao tamanho das postagens. Escrever artigos do tamanho de um tweet (140 caracteres) não é algo que possa ser considerado uma postagem, mas sim uma frase. Tente manter um equilíbrio quando o assunto é quantidade de caracteres em seus artigos.

4. Postagens de manchete

A manchete é o título principal, ou seja, aquilo que irá chamar a atenção do visitante antes de ler sua postagem. Se o título é bom, mas o conteúdo é ruim você tem um resultado certo: Perda de credibilidade!

5. Links mal direcionados

Na mesma linha do tópico anterior, este item tem grande importância. Pois se você tem um link no blog com a frase “dicas sobre culinária” e clicando neste link o visitante é levado à um site de humor, você terá feito a conhecida propaganda enganosa e isso não é bom em lugar nenhum.

6. Links quebrados e inativos

É sempre bom ficar atento aos links internos e externos do seu blog. Para quem usa o WordPress tem essa solução para links quebrados e inativos.

7. Falta de comprometimento

Se o leitor achar o seu blog bom, certamente irá voltar! O complicado é quando ele retorna e vê as coisas exatamente como estavam, ou seja, não têm novas postagens. É bom manter novas postagens periódicas semanalmente.

Recomendo: Discussão – Quanto se deve postar?

8. Erros gramaticais

Todo blogueiro tem que saber o mínimo da língua portuguesa para escrever e postar algo. Se você ainda têm dúvidas na hora de elaborar um texto eu indico que leia: As dúvidas mais comuns na hora de se escrever um texto.

9. Falta da barra de pesquisa

Muitas pessoas acessam um blog e se gostarem do pacote certamente irão procurar outras postagens. O problema é quando não tem o lugar onde procurá-las.

10. Falta de educação

Esse item é direcionado ao blogueiro e certamente influencia muito na imagem do seu blog. A grosseiria ou falta de educação que cito não é só nas postagens, utilizando-se de palavras de baixo calão. Mas me refiro também às respostas direcionados ao leitores nos comentários ou contatos diretos por e-mail ou redes sociais.

Têm dificuldade em encarar as críticas? Então leia esse meu outro artigo: Aprenda lidar com as críticas no seu blog.

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

10 Comentários

  1. Olá Tiago, ótimo artigo, parabéns.
    Acho que a pior coisa que um blog pode ter é falta de navegação, ou seja, é essencial que no blog tenha menu de páginas, link para o início do blog, caixa de pesquisa e etc.

  2. Tiago, creio que os piores erros são os erros gramaticais e também o blog/site possui mais publicidade do que o conteúdo. Esses fatores realmente são péssimos na fidelização dos leitores e só atrapalham a estratégia do blog.

    Abraços,

  3. Excelente. Espero que muita gente leia e valorize estas dicas, pois existem blogs que abordam excelente conteúdo, mas a falta de comprometimento combinado com a falta de conhecimento da própria língua e juntamente com os MILHÕES de anúncios presentes em cada post (tem anúncios que se confundem com as postagens. São enormes) levam tudo pro fundo do poço.

    Grande abraço. :)
    satierff.blospot.com
    (OBS: Não sei se posso deixar o link do blog aqui, mas se não puder, peço que perdoe a minha falta de atenção).

  4. Realmente nada pior que encontrar um blog onde os links não funcionam e não possuem barra de pesquisa, mas para acabar mesmo com a nossa felicidade, nada pior que abrir e já se deparar com uma música louca tocando no pé do seu ouvido.

  5. Olá
    Gostei muito do artigo,realmente muito válido, mas só uma coisa referente a questão 10.
    O correto é dizer “palavras de baixo calão”, que são por exemplo palavrões.
    Adorei as dicas!
    Abraços

  6. Olá, conheci hoje o seu blog através de um feed do escola dinheiro e o primeiro post que li foi este, li por que, sou um…. não sei se posso me intitular um aspirante a Blogueiro, mas criei meu blog esta semana, então estas dicas são bem úteis para mim.

    O fato de eu estar aqui lendo o seu blog, só comprova tudo oque foi escrito neste post e o que também leio em outros blogs.

    O seu conteúdo é muito bom e pode ter certeza que ganhou mais um Leitor. Parabéns.

    Agora estou indo ler o post: Isabel P. Matto, um exemplo de caso de sucesso!

Faça um comentário