A identidade de um blog

Imagem identidade de um blog

Com a popularização da internet e facilidade com que se tem acesso a ferramentas cada vez mais completas na criação e manutenção de um blog, acho que me arriscaria a dizer que “qualquer um pode ter um blog” e até certo ponto essa é realmente uma afirmação valida, afinal com tantas facilidades qualquer um poderia facilmente criar um blog, no entanto não é qualquer um que consegue mantê-lo, ter certo fluxo de visitantes e mais do que visitantes ter leitores. Porém como eu disse anteriormente nem todos estão aptos a isso, uma das maiores provas do que eu estou dizendo é que boa parte dos blogueiros acabam desistindo ao perceberem que não é só clicar no botão “CRIAR UM BLOG” e que logo surgira uma pagina linda em que basta você postar um simples texto ou imagem para ficar famoso pela web, é galera acredite ou não, tem gente que realmente acha que é fácil assim. No entanto para esse texto vamos partir do pressuposto que você possui um bom layout, postagens interessantes e ainda assim não tenha o número de leitores esperados, se esse é o seu caso talvez um dos motivos seja que o seu blog não possui uma identidade.

Pense só, há diversos blogs na internet com a mesma temática do seu o que te faz pensar que as pessoas deveriam ler o seu blog e não outro. Sei que pode parecer um pensamento pessimista, mas, é essa a verdade. Há diversas opções na internet talvez o que falta ao seu blog é algo que o diferencie dos demais, uma identidade mesmo. Fazer a diferença pode ser aquilo que todos os grandes blogs têm em comum, cada um possui dentro do seu próprio nicho um diferencial marcante, diferencial este que pode está em diversos lugares, mas, nesse texto vou ditar-lhes apenas os principais.
Tipografia imagem
Leia também:

A logomarca

Não importa se é só um blog pessoal ou algo mais profissional os grandes blogs possuem uma logo que não importa aonde você a encontra logo se sabe a quem pertence, pode ser um simples desenho ou um jeito diferente de se escrever o nome do blog, mas, ela está ali. Então se você pretende ter um blog diferenciado é importante ter uma logomarca.

A maneira com que se expõem o conteúdo

Geralmente encontramos uma mesma notícia/tema em diversas páginas, porém, mesmo sendo o mesmo conteúdo a maneira como se escreve e publica pode passar impressões completamente opostas. Lembra lá na escola quando a professora dizia que a mesma história pode ser vista por ângulos diferentes, então é parecido com o que ocorre aqui e nesse caso tem ainda mais uma coisa em comum: o ângulo mostrado pode fazer de sua postagem um sucesso ou um completo fiasco. O conteúdo é uma das principais formas com que um blog consegue destaque tente usar isso ao seu favor.

Elementos visuais

Essa é a parte que tenta brincar com os olhos e chamar a atenção do leitor com imagens e detalhes. Vai desde o layout até as imagens que são colocadas em cada postagem. Não importa se você prefere algo mais clean ou chamativo, o bom ou o mau uso desses elementos tem efeito direto na identidade de seu blog. Uma ideia interessante para não ter problemas com isso é imaginar que impressão quer se passar para o seu leitor, cuidado, pois não é tão simples quanto parece, não tente enxergar apenas a sua opinião, vá além disso, e se possível ouça a opinião de pessoas com personalidade e gostos distintos.

Leia também:

Tente ser original, eu sei que é meio difícil alcançar essa proeza com tantos blogs por ai, mas, ainda há muito a ser inovado e renovado, por ai. Faça de tudo para que as pessoas percebam que você está ali, e encontre uma razão para acompanha-lo.

Photo Credit: Luca Barcellona – Calligraphy & Lettering ArtsOmar Eduardo via photo pin cc

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

3 Comentários

    • Olha Pedro eu só sei o nome do autor daquela imagem mesmo mas, você pode tentar descobri a fonte com o WhatTheFont, nunca usei ele mas uma amiga me recomendou.

      E site com fontes interessantes o melhor é o Dafont, além de ter muitas fontes variadas está sempre se atualizando.

      Abraços

Faça um comentário