Todo blogueiro deve responder seus leitores?

Acredito que esta pergunta já passou na cabeça de muitos blogueiros! É um assunto delicado, pois envolve um lado pessoal do blogueiro, nicho do blog e disponibilidade.

É necessário entender que um blog é a junção de comunicação e informação, independentemente do seu conteúdo ou público afetado.

Diferença entre informação e comunicação

Antes de mais nada, é fundamental para um blogueiro saber diferenciar essas duas coisas. A informação se encarrega de levar conhecimento ao leitor sem a necessidade plena de contato direto e a comunicação reside na resposta (feedback) do blogueiro para com seu leitor.

Basicamente estes dois tópicos são diferentes, porém os dois se conectam muito bem, pois quem gera comunicação também gera dúvidas, aceitação e repúdio que só são atestados ou contornados através da comunicação.

Sabendo dessas diferenças, pode-se notar que a informação em si já gera algum tipo de reação e que o feedback pode sim ser necessário, principalmente se for um comentário ou outro tipo de contato que se prolongue em discussões e dúvidas.

DICA: Aprenda a lidar com as críticas no seu blog

Ninguém gosta de ser ignorado

Assim como você as outras pessoas também gostam de obter as respostas quando precisam e em maioria, quando não há essas respostas as pessoas acabam se afastando da sua página. Então tenha o discernimento de ler os comentários e saber qual realmente precisa de uma resposta.

Todos os comentários devem ser respondidos?

Isso é muito relativo! Há blogueiros que respondem todos os comentários e contatos do seu blog. Eu mesmo fazia isso a uns 3 anos atrás. Porém, como citei no tópico acima, deve haver discernimento por parte do blogueiro. Têm blogueiros que respondem elogios e outros não. Têm blogueiros que respondem críticas e outros não. Isso vai de acordo com o tipo de blog, tipo de leitor e tipo de blogueiro.

Quais blogs não precisam de responder os leitores?

Existem blogs com grande fluxo de comentários, contatos via email e redes sociais, quantidade essa que atrapalha bastante na hora de responder um por um. Para estes deve-se entender e perdoar um possível vácuo.

Resumindo…

Na internet o poder da comunicação é muito dinâmico e ter um relacionamento bom com seus leitores dá bons resultados. Então respondê-los é importantíssimo e deve sim ser feito! Caso não haja tempo ou não tenha como gerir uma quantidade exacerbada de contatos, chame alguém para ajudar ou tente gerir melhor seu tempo. Mas não deixe seus leitores chateados, pois são eles que fazem o sucesso do seu blog!

Foto: Josh Fassbind

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

9 Comentários

  1. Vale lembrar, Tiago, que nem tudo demanda uma resposta também. Você colocou muito bem que é preciso ponderar e avaliar cada situação.
    Responder a tudo e todos pode ser inconveniente também e até parecer estar "forçando a barra" só para parecer legal.

    Imagine:

    Visitante X: "Oi, parabéns. ótimo artigo!"

    Autor: "Obrigado por ter lido!"

    Se isso se repetir várias vezes no mesmo artigo/post os comentários não são úteis para o debate, para a ampliação da informação. Mas haverá momentos em que os elogios e trocas de cumprimentos será importante, dependendo do assunto abordado.

    Penso que o blogueiro deve mesmo analisar o que demanda ou não uma resposta e que seja conveniente para o conteúdo em questão.

  2. Eu respondo mesmo sabendo que não são todas as pessoas que voltam para lerem minhas respostas.
    Mas me sinto bem assim, como missão cumprida!
    =)

  3. Boas dicas Tiago.
    É muito bom fazer uma pergunta e ser respondido, daí que sai a importância de responder ao leitores.
    Paabéns pelo artigo.

  4. EU SOU DO TIPO QUE:
    gosta de responder todos os comentários em todas as redes sociais até elogios eu digo obrigado, é que como você disse ninguém gosta de ser ingnorado e eu acho que responder mostra ao leitor visitante usuário que eu estou me importando com o que ele disse e pode até ser uma insentivação de continuar a comentar ou elogiar futuros post ; )

  5. Marcos, eu também acredito nisso. Elogios são sempre bem-vindos e o leitor deve ter em mente que o autor leu este elogio e gostou. Porém, isso não implica numa réplica.

    Esse tipo de resposta à todos os elogios costuma acontecer em blogs pessoais onde a comunicação com os leitores parte para o lado mais íntimo. A maioria segue essa política, eu respeito e às vezes até admiro este tipo de relacionamento entre blog x leitor!

    Como citamos, tudo é questão de análise e discernimento do blogueiro.
    Abraços

  6. Ben, como citei no primeiro comentário. Não acho que este ato seja errado, tanto que às vezes até o admiro pois consegue-se gerar neste tipo de comunicação um ótimo relacionamento com o leitor!

    Se isso está funcionando pra você siga em frente!

    Abraços

  7. Realmente acho que tudo depende do seu nicho,imaginem um blog de tutorias por exemplo,sempre vai se gerar duvidas entre os visitantes.Nesse caso interagir com os leitores é fundamental com certeza.

  8. Olá Tiago, gostei muito do artigo, esta questão é realmente muito importante na minha opinião. Acredito que o meio virtual é uma extensão do mundo aqui fora, se eu faço uma gentileza ou elogio alguém cara a cara, seria muito estranho não ver reação alguma, nem um agradecimento que seja… Portanto a conduta que adotei em meu blog é responder a todos, mesmo aqueles que só deixam um oi, ou um elogio, pois imagine você cumprimentar alguém e a pessoa não responder, considero falta de educação deixar o outro no vácuo… Quando fazemos um blog , com ele vem esta responsabilidade, o leitor não tem culpa se não temos tempo ou a demanda é grande, cada um é especial e são eles que fazem o sucesso de um blog, portanto creio que valorizar cada um é importantíssimo. Eu me viro em 30 para responder a todos os comentários que são em média de 40 a 80 por postagem, e ainda visito o blog de cada um para retribuir, respondo nas redes, e-mails etc. Esta conduta tem um preço, eu demoro a postar [...]

    • Samanta, realmente é difícil responder a tantos comentários. Como disse, eu admiro na maioria das vezes quem faz isso. Se está dando certo pra você e tu tens visto um bom retorno siga em frente.

      Abraços!

Faça um comentário