Investir no blog é necessário

Com meus poucos mais de cinco anos de blogueiro, pude aprender por experiência própria que investir no blog não é questão de opção, e sim questão de necessidade. Esse investimento pode variar, todavia chega ser impossível crescer sem nenhum investimento financeiro.

Há investimentos imediatos, opcionais e futuros. Vamos abaixo:

Domínio próprio – investimento inicial indispensável

Sem sombra de dúvidas a primeira necessidade de investimento em um blog é em um domínio próprio. Não basta um domínio gratuito, pois esse domínio não é seu e sim empresa que te fornece, por exemplo o domínio blogspot.com do Blogger, com ele você não tem garantia de nada.

Algumas vantagens em ter um domínio seu:

  • Poder de decisão: Você pode transferir e utilizar o domínio onde quiser, independente da plataforma do seu blog;
  • Segurança: O domínio é seu até quando o pagamento estiver em dia, dessa forma nenhuma outra pessoa pode utilizar seu domínio, mesmo se ocorrer algum problema de configuração, falta de atualização ou também você não utilizando o domínio;
  • Personalização total: Crie um domínio como você quiser, com a extensão que quiser, .com, .net, .org, .info. Basta o domínio estar disponível para compra;
  • Fácil memorização: Usar um domínio como: www.SEUBLOG.blogspot.com, www.SEUBLOG.wordpress.com com certeza é mais complicado de ser memorizado. Talvez não para você, mas para um leigo internauta pode ser complicado;
  • Profissionalismo: Um domínio próprio passa segurança e profissionalismo. Qualquer um olha com bons olhos um domínio próprio. Além do mais, infelizmente há um certo preconceito por domínios gratuitos.

Hospedagem

A única plataforma de blogs GRATUITO que seja de qualidade atualmente é o Blogger, no entanto, é uma plataforma limitada. Se você quer algo mais profissional, utilize o WordPress. Para colocar um blog na plataforma WordPress, é necessário uma hospedagem, e uma hospedagem de qualidade tem que ser paga, não utilize hospedagens gratuitas, pois não oferecem segurança e um suporte de qualidade (pelo menos não conheço nenhuma realmente boa).
Caso você não tenha condições de utilizar o WordPress use o Blogger, apesar de ser mais limitada, é um excelente serviço.

Publicidade

É um ponto muito delicado, onde a maioria infelizmente não tem como investir logo de cara. O problema não é esse, o problema é que muitos blogueiros deixam essa opção excelente de lado no início e esquecem quando já existe a possibilidade financeira. Feche banners e publieditoriais em blogs e sites do mesmo nicho e afins. Pesquise bastante! Você vai encontrar bons blogs com preços bem enconta, basta procurar.

Identidade Visual

Trabalho com identidade visual focada em blogs há mais de 5 anos, sei como é importante, como é um diferencial nos dias de hoje. É indispensável ter um logotipo único e personalizado para o blog, também é indispensável um layout bem desenhado e estruturado.

Leia mais sobre o assunto:

SEO

Otimização de Sites (otimização para motores de busca (português europeu) ou otimização para mecanismos de pesquisa (português brasileiro)) é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.
Fonte: Wikipedia


Quando digo "investir em SEO", significa fazer um trabalho pesado, com profissionais da área. Quer dizer, deixar seu blog mais acessível pelos mecanismos de busca. Você pode até fazer um trabalho bacana buscando tutoriais e lendo, mas com certeza um profissional da área vai trazer mais benefícios a curto prazo.

Como podemos ver, SEO se resume basicamente em: GOOGLE. E como todo bom blogueiro sabe,ele sempre será sua maior fonte de visitas, se isso não acontece é sinal que você tem que investir mais nesse assunto. Compensa muito aprofundar mais nesse assunto, fica a dica. É como saber jogar a rede no lugar certo, na hora certa.

Existem outras formas de investir no blog, acima citei algumas mais importantes, continue lendo sobre o assunto.

E você? Investe no seu blog? Como?

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

8 Comentários

  1. Realmente investir em um blog é tudo, mas pra ter sucesso tem que saber investir ou o dinheiro que gastou não servirá pra nada, estou pensando em investir em publicidade, mas to estudando o melhor investimento, não quero dor de cabeça mais tarde =D

  2. Oi, Domínio próprio – investimento inicial indispensável, Estou também aceitando publicidades??,é o que não quero. Me oriente. Obrigada!

  3. Interessante. Realmente é necessário investir, mas existe um momento certo para isso Paulo? Porque em minha opinião, não seria favorável gastar 150 reais (exemplo) para comprar uma hospedagem e logo após um tempo não ter retorno tanto em visitas como em melhoras. Acho que tudo deve ter seu tempo, mas é bom começar já a divulgar com um domínio próprio, pois assim não existem conflitos ao digitar o seu URL. Mas felizmente o Blogger (não sei o WordPress) oferece o redirecionamento para seu novo domínio, o que facilita e muito essas coisas.

    • Olá Pedro,
      Não tem uma data para iniciar, mas sim o momento certo. Se você está disposto a fazer um bom trabalho, está com planos e tudo mais. Investir em hospedagem, domínio e publicidade logo de cara pode ser só uma questão de investimento mesmo, nada será gasto atoa, entende? Depende do seu ponto de vista, do seu interesse com o trabalho desenvolvido.

      Abraços

  4. Pingback: A identidade de um blog | Códigos Blog

  5. Concordo com o que disses-te, mas ha tambem outras formas de divulgar/publicitar um dominio sem investir dinheiro.
    Um exemplo muito bom é este mesmo comentario, que em vez de investir com dinheiro investe-se com um bocado de tempo :)
    http://tasbasto.blogspot.pt/

    Um abraço, e boa sorte para o seu site.

Faça um comentário