Cuidados com a gramática em suas postagens

Não importa o quanto nos vigiamos volta e meia a gramática consegue nos pegar, um descuido e logo temos erros de ortografia, sintaxe e quando percebemos todo o brilho de um bom texto é ofuscado por aquele termo mau utilizado, aquele que você julgará básico para todo praticante da língua portuguesa saber. No entanto “para a nossa alegriaaa” alguém criou aquela ferramenta maravilhosa que são os corretores ortográficos, o problema é escolher qual é o ideal com tanta opção por isso é sempre bom saber os pros e contras de cada um.

Dicionário pt-BR

Esse é para quem usa o Mozilla Firefox, com eficiência essa extensão corrige tudo aquilo digitado no navegador, com ele você pode ficar tranquilo enquanto escreve na internet, não vi contras enquanto utilizei-o, realmente cumpre o que promete.

After the Deadline

E agradando a gregos e troianos, digo usuários do Google Chrome e do Mozilla não poderia deixar de citar um corretor para o Chrome, mais, já aviso logo com qualidade inferior ao Dicionário pt-BR . O aplicativo analisa qualquer frase escrita em uma caixa de edição de texto visualizada pelo navegador. Quem for utiliza-lo deve prestar atenção antes de sair aceitando qualquer sugestão do programa.

FLiP

Em minha opinião a melhor opção é sem duvida o FLiP.Com opção disponível para a compra e sua versão online gratuita é uma salvação para quem as vezes escorrega na nossa língua-mãe. Só tomem cuidados, pois o software propõe-se, principalmente, a corrigir o português de Portugal, então não vá selecionar a opção errada.

Além desses há vários outros corretores, mas, como eu não posso testar todos e nem recomenda los um programa que eu não conheça vou ficar só com esses três mesmo. E uma dica extra para quem é desatencioso que nem eu: Depois de um tempo usando corretores a gente começa a ganhar certa segurança na hora de escrever, o que por um lado é bom, mas, o excesso de confiança muitas vezes acaba nos deixando mais propícios aos erros, então mesmo você conhecendo bem a gramática não é vergonha nenhuma usar corretores.

E para quem quiser testar suas habilidades: Que tal procurar erros no texto acima? Se você os percebeu é sinal que está de bem com o português, se não talvez deva dar mais uma lida. São três erros no total. Quem encontrar comenta aqui, no sábado colocarei a resposta.Só não vale usar corretor.

Os corretores citados na postagem podem ser encontrados no site Baixaki nos seguintes links:

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

11 Comentários

  1. Ai que alívio, rs. Pensei mesmo que você havia escrito errado sem perceber. Adorei a pegadinha.
    Os erros que percebi são:

    1. “aquele termo mau utilizado” – Esse mau deveria ser MAL
    2. “é escolher qual é o ideal com tanta opção por isso é sempre bom saber…” – Faltou uma vírgula antes do POR ISSO.
    3. “E agradando a gregos e troianos, digo usuários do Google Chrome e do Mozilla…” – Deveria ter uma vírgula depois do mozila.
    4. “o Chrome, mais, já aviso logo…” – Esse mais deveria ser MAS.
    5. “todos e nem recomenda los…” – Seria recomendá-los
    6. “por um lado é bom, mas, o excesso…” – Essa vírgula depois do mas não existe!

    Beijos!

  2. Olá…Bom dia!!!
    Meu nome é Neli Chiesse e sou do blog:
    http://floremflor.blogspot.com
    Estou começando a produzir forminhas para doces e outros mimos para casamentos.
    Sou uma NEGAÇÃO na internet…isso para minha idade é Tempo das Cavernas…KKK, achei o seu blog e estou maravilhada, embora tudo para mim seja GREGO vou apanhando e fazendo, quase sempre errado…enfim.
    Meu bloguinho que eu amo de paixão está um horror eu mesmo reconheço. Gostaria de mudar, porém algumas pessoas que entrei em contato cobram tão caro, que desisti.
    Será que vc faria a CARIDADE de me ajudar.
    Queria ele mais personificado e sofisticado com cara de blog profissional…ele éstá uma bagunça.
    Queria colocar em cima a foto de uma flor, enfim caracterizar para criar uma imagem.
    Me ajuda pelo amor de Deus.
    Muito obrigada.

  3. Muito bom! Ortografia sempre pega a gente na hora de escrever.

    BTW, os erros são:
    mau em vez de mal
    pros em vez de prós
    recomenda los em vez de recomendá-los

  4. Ótimo texto, ortografia é sempre um item a ser observado.

    BTW, os erros são:

    mau em vez de mal
    pros em vez de prós
    recomenda los em vez de recomendá-los

  5. Oii, boa tarde!
    Desculpe incomodar com perguntas, ainda mais quando nao têm relação com o post =/
    Mas é que eu tenho um blog no Uol e, como o Google resolvou abolir o Google Friend Connect dos outros blogs que não do blog, não posso fazer uso desta ferramenta.

    Como vocês colocaram o GFC aqui, se o blog não é, aparentemente, do blogger?
    Ou vocês sabem algum código que possa ser usado no WordPress (meu blog o tem instalado)?

    Muito obrigada desde já!

    Patricia

    toda-leitura.zip.net

  6. Neli, obrigado pela visita.

    Infelizmente você não vai encontrar ninguém que faça um bom trabalho, profissional, de graça. É questão de lógica, ninguém trabalha de graça.
    Caso queira, posso fazer o trabalho profissionalmente, meu site: http://www.pauloens.com

    Abraços

  7. Bom, eu disse no texto que eram três erros no total, na verdade eram 4.A ideia inicial era colocar apenas 3 erros mesmo, só que eu estava lendo um texto essa semana que resumidamente falava sobre como nosso cérebro nos engana as vezes, é mais ou menos assim, se você ler que são 3 erros a menos que você já tenha visto mais erros antes a tendência é encontrar apenas 3 erros mesmo, não vou entrar em detalhes a respeito dessa teoria mas achei interessante aplica-la já que a ideia era tentar perceber os erros sem precisar reler o texto porém, vale lembrar que essa é apenas uma teoria que talvez nem funcione realmente.Como o que nos interessa são os erros vamos a eles.

    *Mau em vez de mal
    *Mais em vez de mas
    *Pros em vez de prós
    *Recomenda los em vez de recomendá-los

    Para quem encontrou os erros: Parabéns!
    E para a leitora que achou o probleminha das vírgulas: É você achou meu maior ponto fraco *música de suspense* "Pontuação". Tudo bem eu estou com 14 anos daqui até os 50 eu faço as pazes com as vírgulas, rsrs, brincadeira não vai levar isso tudo não, pelo menos eu acho que não.

  8. Kkk, relaxe. Isso só tempo, e dedicação, resolvem!
    É que sou apaixonada por gramática, mas adorei o post e a pegadinha de escrever errado de propósito.
    Parabéns!
    Beijos

  9. Pingback: As 10 piores coisas que seu blog pode ter – Parte 1 | Códigos Blog

Faça um comentário