Como fazer parcerias de sucesso entre blogs

Algo comum entre os blogueiros de o todo o mundo é criar parcerias em seu blog. Este método consiste em um blog “linkar” o outro sendo por banners ou apenas links, assim, os leitores de um blog poderão conhecer o blog do parceiro.

Na maioria dos casos essa parceria serve para ajudar a aumentar o número de visitas entre os blogs. Porém, em outros casos é como um amor platônico, onde um blog coloca um banner/link de um outro blog, mas não tem o seu banner/link no”blog parceiro.”

Como começar uma parceria?
  • Primeiro Passo: Realize uma autopesquisa. Veja se seu blog está apto a ter um blog parceiro, assumindo o risco de ter uma parceria fracassada.
  • Segundo Passo: Para não haver este fracasso a pesquisa deve ser realizada externamente. Procurando um blog-alvo que seja do mesmo nicho que o seu.
  • Terceiro Passo: Leia e entenda as políticas de parcerias dos futuros parceiros. Isso é importante, pois seria como ler o contrato antes de assiná-lo.

A importância da Política de Parceria

Como citado no Terceiro Passo, a Política de Parceria pode ser comparada a um contrato onde há cláusulas que remetem a ideia de obrigação entre ambas as partes. Nela, é importante citar como você pretende julgar um blog como seu parceiro.
Na sua Política de Parceria deve conter informações de como será o julgamento para firmar a parceria:

  • Qual será o formato de divulgação entre ambas as partes (banner ou link);
  • Se for banner, é bom determinar o tamanho que será divulgado;
  • Quantidade máxima de parceiros;
  • Tipos de blogs que não serão aceitas parcerias;
  • Se será necessário um contato de aviso.
O melhor formato de parceria

Acredito que o melhor formato seja o quantitativo, pois é justo! Se um blog lhe enviou muitas visitas é justo e educado ter um banner ou um link dele em sua página. Mas isso é relativo! Têm blogs que ainda são pequenos e é conselhável que ele dê o primeiro passo e coloque o banner do outro blog em sua página.

Aviso: Mesmo que um outro blog lhe envie muitas visitas é extremamente importante seguir ainda o segundo passo e observar se o blog segue a mesma ideia do que o seu. Isso é a base para uma parceria de sucesso!

O poder multiforme da indicação

Ter um bom “QI” (quem indica) é importante não só profissionalmente como também é importante na blogosfera e isso pode ser feito de várias formas. Além dos banners/links pode-se indicar um blog através de referência externa dentro das postagens, indicar algumas postagens dele, divulgar através das redes sociais e assim, obter o resultado esperado!

Então blogueiro, abra a mente e use o método de parceria com discernimento. Ele pode ser muito proveitoso!


Foto: John Spooner 

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3 Comentários

  1. Ai criança belezza?
    Bem na minha opniao e por experiencia propia,devido a categoria e principalmente se tratando da lingua.
    A melhor e mais lucrativa parceria,esta no GOOGLE!
    Contrate a Adwords e reine,na bloggersphera principalmente se teu blog presta algum tipo de serviço.
    Busque atrair consumidores e evite apenas os leitores.Pois mesmos que os ultimos clicarem,nos anuncios do blog o beneficio nao atendera aos encargos,nem mesmo ao pagamento da internet.
    Eu estou escrevendo um livro para ensinar,blogueiros profissionais a fazerem DINHEIRO,usando a plataforma sem precisar,grudar nos anuncios.
    Eu quase alcancei minha meta em cifras em apenas 3 anos blogando.
    Detalhe: OBSERVEI!
    Beijao!

  2. Taillard,
    Claro que o Google Adwords é uma grande ajuda para ALGUNS blogs. Porém, acredito que a indicação (parceria) de outro blog do mesmo nicho pode gerar muitas visitas sim. Além de criar relacionamento entre blogueiros, há também o bônus de ter seu nome/logo exposto em outra página com provavelmente o mesmo público alvo GRATUITAMENTE!

    O paralelo entre consumidor e leitor é muito relativo. Porém, todavia a primeira ação de um visitante é ser um leitor. Se o blog gera algum serviço ou produto certamente terá que investir nestes leitores, pois ninguém consome algo na internet sem a busca e leitura devida. Deve haver algum diferencial e ele não é apenas um anúncio no Google =)

    Sucesso com o livro. Beijos!

  3. Pingback: Parceria entre novos e pequenos blogs é necessário | Códigos Blog

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