Como melhorar sua postagem esteticamente


Escrever uma postagem de qualidade definitivamente não é fácil, tornar a mesma visualmente atrativa aos olhos dos mais diversos leitores muito menos. Você pode ainda não ter percebido, mas a utilização das fontes corretas e até mesmo o espaçamento entre as linhas pode ser tão importante quanto um bom layout. Trata-se de pequenos detalhes que no fim podem fazer toda a diferença.

Não deixe que seus leitores se percam

Sabe aquele momento em que você está no meio de uma leitura e acaba cometendo o engano de ler novamente a mesma linha? Bom, não foi simplesmente falta de atenção da sua parte isso ocorre principalmente quando temos uma linha muito longa com uma fonte muito pequena. Se fosse apenas esse o problema estaria fácil, acontece que quando nos atrapalhamos assim na leitura de um texto acabamos tendo de voltar ao começo da frase, retomar a ideia e se isso ocorre repetidas vezes a leitura se torna cansativa. Resultado: Você ler e reler, mas, no fim não entendeu nada. Então queridos blogueiros evitem esse tipo junção de linhas longas com fonte pequenas.

Cuidado com o uso de certos elementos

Textos todo em negrito ou itálico e com destaques em sublinhado é o primeiro passo para desencorajar um leitor. Sempre pensei que fosse meio obvio que esses tipos de artifícios são usados para destacar algum trecho em especial ou um subtítulo, mas, é só da uma passeada pela web para encontrar exemplos de mau uso desses elementos. Deve-se ter em mente que esses são para se utilizar em casos especiais e mais ainda que não se deve em um trecho usar o itálico e em outro sublinhar, crie um padrão e o siga. Há apenas raras exceções como, por exemplo, em resenhas que é comum ver o itálico para destacar trechos retirados do próprio livro e negrito nas partes importantes do mesmo trecho, mas, como já mencionei é uma das exceções, em todo caso é bom evitar essas combinações principalmente o uso do sublinhado que dificulta muito a leitura.


O espaçamento certo entre as linhas é fundamental

Espaço de mais além de desperdício é desagradável, espaço de menos cansa a vista e dificulta a leitura. Afinal qual é a medida certa? Tudo vai depender de que fonte está utilizando, se é um texto longo e que outros elementos estão ali, então o modo mais fácil de descobrir se está bom ou não é ler o texto colocando-se no lugar de qualquer um estaria fazendo a mesma leitura, é complicado, eu sei, mas nesse caso ainda não se tem muitas receitas prontas. Faça testes até encontrar uma medida que lhe agrade. Só como lembrete: Os espaçamentos entre as linhas e as palavras são feitos através do CSS.

São apenas detalhes que podem alterar completamente e sua postagem, então tome cuidado com cada um desses.

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

14 Comentários

  1. Eu sempre deixo espaço entre os parágrafos e uso imagens que não atrapalhem a leitura. Também uso subtítulos dependendo da postagem, em especial se for mais longa.

    Muito bom!

  2. Só uma observação, é bom sempre justificar todo o texto, da um ar de mais organização. Postagem muito boa parabéns. Abraço RELBERT

  3. Eu percebo que os meus leitores tem dificuldade em clicar nos links dos textos…
    Haveria uma maneira de visualizar o link (como uma pequena janela) para estimular os leitores a clicá-lo?
    Grata.

  4. É algo complicada Relbert essa história de alinhado ou justificado. Eu acredito que texto justificado quando há grandes espaços diminui o ritmo da leitura porém, o alinhamento a esquerda dificulta a leitura em caso de layouts de múltiplas colunas, acho que vai variar de acordo com o seu blog mas, no quesito organização o justificado realmente passa essa impressão, só não dá para generalizar. Abraços

  5. Existe sim, mas não vai resolver o problema. Acho que isso é de acordo com o interesse do leitor, não podemos fazer nada.

    abraços

  6. Ótimo artigo. Sobre o negrito e itálico, é bom usar o negrito para destacar algum trecho importante do post e o itálico fica muito bem em citações e resenhas, abrindo aspas antes de usa-lo.

  7. Testei o Snapshots e realmente, não é esteticamente agradável aos olhos…
    Tudo vai depender mesmo da evolução e do interesse das pessoas ao lerem os textos e perceberem a existência dos links…

    Agradeço novamente a atenção.

  8. espaçamento. vejo que alguns colocar um texto enorme sem espaços… isso cansa a vista… eu tenho preguiça de ler assim,quando texto está desorganizado..

  9. Tenho uma duvida: no blogger, eu não consigo dar o paragrafo. Antes de publicar a postagem eu dou o paragrafo, só que quando eu posto o paragrafo “desaparece”.

Faça um comentário