Algumas desvantagens da interface dinâmica do Blogger

ZOOM

Como sabemos, o Blogger lançou em 2011 a interface de forma dinâmica. Após um período experimental, podemos notar que essa interface é muito dinâmica em seu sentido literal, a página carrega 40% mais rápido do que os modelos convencionais. Este é um ótimo diferencial. No entanto, esse dinamismo trás consigo várias desvantagens que veremos agora:

1. Não há suporte para Widget:

No projeto, podemos perceber que não há nenhum lugar onde possa adicionar widgets, tais como: Postagens Populares, Comentários Recentes, Visualizações de Páginas entre outros. O único destaque nesses modelos é o conteúdo. Esta é certamente uma desvantagem fatal.

2. Não existe um botão “Editar HTML”:

Com a “Editar HTML” você pode facilmente mudar o modelo de design do seu blog, inserindo os utilitários JavaScript e jQuery para tornar o blog mais exclusivo. Infelizmente, quando ativa-se essa forma dinâmica você perde o rastreamento de visitas pelo Analytics e não pode personalizar muito o página, modificando apenas o fundo, a fonte e alguns outros detalhes.

3. “Leia Mais” não funciona:

Se o seu artigo é muito longo, vai causar problemas para os leitores, e até mesmo ao seu próprio blog. Se o seu artigo contém muitas imagens será pior ainda, pois a leitura se tornará cansativa e a vizualização das imagens causará um problema de poluição visual que fará o seu leitor fechar a aba do seu blog em poucos segundos!

4. Falta de recursos:

Se você usar esta interface, o modelo do seu blog será idêntico ao de outro blog que usa a mesma interface. Isso além de dificultar a rotatividade de informação, fazendo seu blog ser só mais um na multidão!

5. Sem Logo:

A falta de edição do HTML nos envolve em outro problema que é Logo no cabeçalho do Blogger, que fará seu blog não ter uma identidade completa e única.

6. Difícil indexação (SEO):

Sem editar o HTML do blog, o SEO se torna um grande obstáculo e se tu estava ganhando posições no ranking das páginas de pesquisa tu pode esperar 1 mês para voltar a estaca zero se usar esta interface.

7. Adeus Adsense

A última e não menos importante é a perca do espaço para o Google Adsense, ou seja, diga adeus aos seus doláres que poderiam vir. O único jeito de fazer alguma propaganda é via postagem, algo que não recomendaria, pois se a indexação é quase zero, imagina fazer o que os robôs do Google mais odeia (links desanexados) além de poder perder todos os seus ganhos antigos sendo suspenso pelo Adsene por ferir a política do site.

Espero eu que o que os Dynamic Views melhore no futuro!

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

16 Comentários

  1. Também não vi nenhuma vantagem, ainda mais pra quem gosta de editar o blog, como eu…rs que vivo modificando os códigos.

    Raramente vejo blogs usando-os.

  2. Tiago, eu particularmente acho um desserviço essa interface. Acho, como leitor, difícil de se localizar qualquer coisa em blogs que a utilizam.

  3. Muito bem escrito, Tiago! Quando experimentei os layouts dinâmicos percebi essas desvantagens e voltei para o modelo antigo na hora.
    Estou pensando em criar um template novo todo em HTML5 E CSS3, mas, layouts dinâmicos do blogger.. não.

  4. realmente as paginas do blogger podem ter uma aparência legal, mas certamente são uma péssima idéia para usar como padrão de template no blog.

  5. Olá C.Probst,
    também tenho um blog com várias imagens e seria muito proveitoso usar alguns modelos desta nova versão. Mas quando colocamos na balança percebemos que não vale muito a pena!

    Abraços

  6. Se ficar assim como escreveram, o Blogger vai servir apenas para grupos, não vai servir para divulgação na Internet. E, quem fizer blog apenas para grupos, vai migrar direto para o Facebook, desde que aprenda a separar os contatos por categorias, o que é um pouco difícil de fazer. Eu sou um, vou criar categorias no Facebook e postar lá o que hoje coloco no Blog…

  7. Fala Thiago, ao mudar um blogger para os novos templates, tem sim como colocar adsense, basta esolher o modelo 728 x 90 e colocar acima dos posts e outro 120 x 600 e colocar no ladodireito que ambos abrem.

  8. E quem não usa o Adsense integrado com o Blogger? Ou seja, quem pega o código direto no Adsense?

    abraços

  9. Eu acho que para usar o Blogger é em caso de projeto instantâneo como é que eu posso explicar… Como um projeto que vem na cabeça mas tem que fazer na hora, para isso você necessita de sabedoria isto é, saber mexer com HTML, Design e ter paciência para mexer nos cogidos do BLOGGER que dão dores de cabeça, mas isso não deixa a desejar o blogger pelo contrario, é uma ferramenta gratuita e tem muitas possibilidades ao contrario do wordpress.org, pois os templestes são padrões, não é possível modificar as fontes, apenas o fundo e o logo isso é se você tiver uma hospedagem e baixar o CMS e instalar-lo em sua hospedagem ai você vai as nuvens com o wordpress, mas se você usa o famoso recurso gratuito que é o “meublog.wordpress.org”, que ao contrario do blogger não pode ser alterado.

    Mas blogger e wordpress(gratuito blog) vai da necessidade de cada um, por exemplo estou montando meu blog no blogger não por falta de recursos financeiros e sim pelo fato de ser um projeto instantâneo em que quero resultados rápidos de finalização e publicação, mas se você quer algo mais complexo procure baixar o wordpress e personaliza-lo de tal forma que o agrade.

Faça um comentário