Está na hora de excluir seu Orkut?


Sem apego. Sem melancolia. Sem saudade. A ordem é desocupar lugares… já dizia o grande escritor Caio Fernando Abreu.
O Orkut nos cativou e nos mostrou o que era uma rede social antes mesmo de termos grande conhecimento sobre mídias sociais. Mas nem sempre o primeiro é o melhor, até mesmo acontece o inverso disso em várias ocasiões da nossa vida!

O complicado disso tudo é encontrar a hora de dar um basta e praticar uma Reta Ação esquecendo de vez esse apego desnecessário. A cada dia que passa o Facebook domina mais o mundo (das redes sociais também) e claro, isso envolve o Brasil.
Apesar de que o Orkut ainda é a rede social com maior audiência no Brasil, de acordo com a consultoria Serasa Experian. Segunda essa consultoria o Orkut acaba com queda de 21,9% nos últimos 12 meses, enquanto o Facebook cresceu 24,1%.

Provavelmente você ajudou nessa queda do Orkut (assim como eu) e não utiliza mais a rede social queridinha do Brasil por vários motivos, mas 1 em especial chamado: FACEBOOK que claro, é bem melhor que o Orkut.
Particularmente eu ainda não excluí meu perfil, por 1 único motivo: o sentimentalismo DOS OUTROS amigos que não acreditam que o Facebook seja melhor e continuam fiéis ao Orkut. Então essa a é única rede social que me aproxima desses cabeças duras. Quando grande maioria deles migrarem para o Facebook eu certamente estarei livre e praticarei meu Orkutcídio!

Você ainda usa o Orkut? Está pensando em excluir seu perfil ou já excluiu? Comenta aí!
Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

23 Comentários

  1. Eu já não tenho mais conta no Orkut.
    Mas eu me lembrava há uns 2, 3 ou 4 anos atrás que usava o meu perfil para conhecer novas pessoas pela internet, as adicionando naquelas comunidades do tipo Jogo do ADD. Não nego que era uma época que me aborrecia por pouca coisa, ou seja, ficava bravo quando eu adicionava as pessoas e elas não tinham contato comigo(O famoso amigo fantasma). Mas sinceramente, era um tempo na qual eu sinto saudades.

    Eu não sei se o autor deste post ou os leitores notaram, mas usar o Orkut no Google Chrome dá alguns problemas, ou seja, quando você clica no botão de voltar, acaba caindo para a sua home.

  2. Eu realmente prefiro o face, mas muitos amigos meus ainda são irredutíveis, não largam o orkut de jeito nenhum… Então, ainda estou no moribundo orkut, até quando? Não sei.

  3. Ainda não exclui meu perfil! Mas estou pensando em excluir… Mas ainda existe pessoas como vc disse cabeças duras! Mas concerteza daqui a alguns dias vou também fazer meu Orkutcídio!

  4. Sinceramente, só espero que certos usuários nem cheguem a entrar no facebook, de uns tempos para cá aumentou a postagem dessas correntes sem noção, conteúdo idiota e postagem sem sentido, típicas de orkut.

  5. Tive ORKUT logo no início quando ele apareceu rsrsr
    Depois enjoei e fechei!
    Há pouco tempo tentei voltar, mas complicou, não consegui!
    Achei ótimo !!!!!!!!! Assim conheci o Facebook e não quero outra coisa ahhaha
    Adoro boas novidades!
    Feliz Reveillon para todos!
    Até.

  6. O único grande trunfo, em minha opinião, do Orkut são as comunidades. Os Grupos do face ainda engatinham em relação à interatividade das comunas do orkut.

  7. Ainda curto o Orkut pelo mesmo motivo que me levou a criar uma conta por lá: as comunidades do meu interesse.

    Não vejo isso no Facebook de forma clara, por tópicos. Vejo um amontoado de conversas não estruturadas que muitas delas não me interessam, assim como há tópicos de uma comunidade no Orkut que não me interessam, mas que pelo menos sei que não precisarei lê-los.

    O Facebook está sendo subutilizado por muitos como um Twitter, com frases curtas e inúteis do tipo "estou almoçando", "ai que sono", "a noite foi uma maravilha"… isso definitivamente não me interessa!

    Como rede social, o Facebook sem dúvida é uma ferramenta de maior integração, mas que, dependendo do objetivo de cada um, pode não ser a adequada. Tenho conta em ambos, mas faço melhor utilização do Orkut justamente pelo meu interesse nas comunidades.

    O debate é válido e quem quiser me mostrar como o Facebook pode ser melhor de acordo com minha utilização de rede social, sou bem-vindo!

    Grande abraço.

  8. Já não utilizo o Orkut mas digo que comecei a utilizar o Facebook é muito desorganizado e causa alguns traumas (Tranqueira) atrasa o lado pra caramba..
    Abraço e boa sorte para que usa o Facebook
    Luiz

  9. Bom frisar que não estou comparando as facilidades de utilização das ferramentas, mas sim a melhor adequação delas aos meus interesses.

  10. Excluir o orkut? Claro que não! Não entendi desocupar lugares? Acho que na internet existe uma coisa muito comum na pecuária: onde a vaca vai os bois vão atrás… é mais ou menos assim, um adesivismo sem sentido. Se na minha vida cotidiana, eu posso ir a mais de um clube, de um bar, participar de mais de um happy hour, porque na internet eu tenho que necessariamente excluir uma rede só porque uma dita maioria estão fazendo? Acho que estou vacinado contra esse sentimento juvenil descartável tipo "fogo de palha" que assola muitos internautas. As redes dos grupos do google e da Microsoft ainda são mais confiáveis do que o facebook, ainda não consego aceitei o fato do facebook de ter excluido o perfil de Julian Assange, dono do site WikiLeaks, a pedido de um governo corrupto. Isso pode acontecer com qualquer um, porém não vejo precedentes nas redes sociais do google ou da Microsoft. Acho que privacidade e segurança ainda deixam a desejar no facebook. De toda forma mantenho conta no facebook, mas nada que me faça abandonar outras redes, principalmente o orkut, que, para um "zé buscapé" como eu, ainda é muito útil.

  11. Welder,
    meus parabéns pela argumentação. Respeitamos sua visão e concordo em partes com o que você falou.
    Na web é assim, a gente vai pra onde o pessoal está indo. De que adianta ter uma rede social onde quase ninguém usa e nem pretende usar? Ou vai me dizer que lá no Orkut você se comunica bem, vê fotos novas e não recebe milhões de spams e vírus? É isso que o Tiago avaliou e quis mostrar nessa postagem.
    Abraços e obrigado pelo comentário.

  12. O orkut, na minha opinião, se descaracterizou e perdeu seu apelo faz muito tempo. Virou uma bagunça.

    Já fechei meu orkut a muuuuuto tempo (2 vezes, aliás) e não pretendo MESMO voltar…

  13. Não vou excluir o ORKUT por causa das comunidades. Participo da comunidade Adventistas do Sétimo Dia onde posso discutir assuntos de interesse comum por exemplo. As comunidades são ótimas pois aprendi muitas coisas nelas e fiquei sabendo da vinda de um grupo musical internacional, de novidades das tvs por assinatura. Facebook tem os gupos, mas é péssimo. Enfim uso facebook pra compartilhar coisas com os amigos e orkut pras comunidades.

  14. Tenho perfil no orkut e facebook!
    O Face …está bombando,
    O orkut está velhinho e ultrapassado.
    No Face, interagimos 24 hs por dia.
    No orkut, o que predomina , o que mantém viva aquela rede, ainda são as comunidades, com seu amontoado de bobagens de homens e mulheres!

    Porém…porém…
    Não excluo o meu perfil do orkut! Gosto de lá, um pouco…rsss
    Lá tenho uma comunidade particular (presente de uma sobrinha querida) com 359 membros. Um terço desses membros participam ativamente postando poemas e poesias, brincadeiras, etc e tal…
    Só não entendo porque excluir orkut, por causa do facebook…Uma coisa não anula a outra …Não se pode ficar com os dois? Eu fico com as duas redes "abertas", enquanto navego. Minha opinião!
    Bjos..

  15. Realmente existem ótimas Comunidades no Orkut que caso migrem para os Grupos do Facebook não terão o mesmo sucesso. No seu caso, é bom ficar no Orkut por enquanto!

    Abraços.

  16. Como REDE SOCIAL, o orkut realmente deu seus últimos suspiros em 2011, mas não é por isso que vou excluir apenas por ter um facebook, não vejo sentido nem logica nisso, o Orkut não é somente um site de socialização entre amigos e colegas, e sim, um site de informação e ajuda, os fóruns do Orkut são um dos melhores da internet, um layout limpo, fácil acessibilidade, hoje em dia no orkut encontro comunidades de muita ajuda, como comunidades de banners, de PSD, de musicas, de edições, de tutoriais, existe grandes comunidades extremamente movimentadas no orkut, sim , como rede social (conversar e ver o que seu amigo do trabalho ou o seu vizinho faz) morreu, mas o resto das funcionalidades do orkut ainda estão la, e com certeza, melhor que o facebook nesse sentido, outra coisa que não vejo sentido é pessoas criticando quem ainda usa orkut, como se fosse algo ridiculo, acho que esquecem que é um site como qualquer outro. Hoje em dia o orkut (por graças a deus devido a essa migração para o facebook) não tem mais spams, não tem mais pessoas chatas invadido os fóruns para divulgar ou fazer baderna, isso tudo, tudo aquilo que criticavam no orkut, está agora no facebook.

Faça um comentário