Como fazer um layout clean e não apagado

Construir um layout bonito, simples e objetivo não é simples como muita gente pensa. Fazer um layout clean não é só tirar as cores e widgets em excesso, é ser simples, porém agradável e usual.
Se você não sabe fazer um layout clean com qualidade, não faça! Estude um pouco de design e usabilidade na web, pois se não você perdera visitas e credibilidade por causa do layout.

G1 – Layout clean e bem moderno

Talvez não saiba fazer, mas com certeza pode aprender! Vamos com algumas dicas:

1 – Abuse do branco
O principal segredo sem dúvidas é abusar do branco. Eu disse abusar, não fazer o layout todo na cor branca! O principal erro está nesse ponto. É essencial usar outra cor, uma cor marcante que dê presença em detalhes do layout. Exemplos: Azul, laranja, verde.
Tende usar no máximo mais uma cor além do branco. Um layout clean se deve principalmente a isso.

2 – Branco, não cinza!
Cinza em excesso fazendo o papel do branco envelhece seu blog e cansa a visão. Essa cor nunca pode fazer o papel do branco. A cor cinza deve ser usada para diferenciar alguns detalhes do branco, não como cor predominante.
Existem sim vários sites que usam o cinza como cor principal, mas todo o layout é preparado para isso, usando muitas cores ou uma cor forte para o site ficar com aparência de novo. Não é o caso de um layout minimalista e clean.

3 – Fontes
Não use fontes “paparicadas”. Use fontes simples e com um formato bem definido. Passe uma sensação de modernidade através das fontes.
Lembre-se de deixar o texto bem legível, não diminua muito o tamanho das letras (isso serve para qualquer tipo de layout). 

4 – Banners animados
Evite ao máximo! Você está fazendo um blog com aparência simples, um banner animado tira atenção quase que total dos textos. Isso polui qualquer layout.

5 – Bordas e margens
Deixe um espaço considerável entre os elementos, uma vez que não serão usados bordas, pontilhados ou riscos entre as margens. Se você não deixar espaço, tudo vai se misturar.
Em alguns casos uma borda é necessária, mas não abuse. Um layout deve ser intuitivo e usual.

Leia também:

6 – Efeitos Javascript e CSS3
Um layout clean tende a ficar sem graça, efeitos básicos (nada muito presente) deixa tudo mais moderno.
Nada de efeitos em excesso, você pode deixar seu layout poluído.

7 – Widgets essenciais
Coloque apenas o necessário. Pense se você e seus visitantes vão usar ou tem interesse em ver. Colocar inúmeros widgets não tem necessidade alguma.

Concluindo:
Você tem que fazer tudo de forma básica, nada de abusos.
Lembre-se principalmente de usar o branco como cor principal, mas nunca se esqueça de trabalhar outra cor que dê destaque.

Leia outras dicas de como ter um blog de sucesso:

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

15 Comentários

  1. Parabéns pela postagem e pelo blog, simplesmente demais. Estou com um pequeno problema, estou usando um layout ao qual tem uma parte que não funciona, e eu não sei como resolver. Será que alguém poderia me ajudar, o problema é o seguinte, as apresentações em destaque não funciona, acessem o meu site e vcs entenderão: http://noticias-zaryweb.blogspot.com
    Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.

  2. Muito bom artigo, me preocupo muito com fazer um estilo simples mas eficiente. Se não for pedir demais (eu sei que é, ok!) poderia ver meu blog e dizer se o meu está mais para clean ou apagado? Abraço.

  3. Olá, queria dizer que suas declarações a respeito do abuso do branco é primitiva, pois o branco deve ser sim usado como cor principal, mas não deve ser instituido como uma lei. Fica a dica, Mateus Santos – diretor de e-Commerce.

  4. @Mateus,
    desculpe, mas hora alguma disse que o branco é lei. E outra… estou falando sobre layouts clean, não te todos os tipos de layout.

    abraços

  5. @Isaias,
    Precisando contratar um dos meus serviços, entre no site da Crie Web (www.crieweb.com) e entre em contato.
    Infelizmente não tenho tempo para avaliar e ajudar pessoalmente e gratuitamente cada um.

    abraços

  6. Olá, quero agradecer por suas dicas, elas me ajudaram bastante em outras ocasiões. Quanto ao post em questão, concordo com tudo o que você disse, principalmente no que se refere ao fato de não usar um layout todo branco…acho também que deve ter outras cores, mas com moderação. Obrigada!

  7. ótimo! dicas muito importantes, e a propósito, seu novo layout ficou show

    grande abraço

  8. Pingback: Investir no blog é necessário | Códigos Blog

  9. Ola, antes mesmo de ler esse artigo, eu já estava procurando um layout assim (clean)para meu futuro blog.

    Irei começar com o es-one do escolasites, o qual me agradou muito. Gostaria de perguntar-lhe algo, estou em busca de novas funcionalidades para dar uma personalizada no es-one, e ao entrar no seu blog me chamou a atenção o estilo das suas (Principais Categorias) que fica aqui abaixo.

    Sei que desenvolve temas e tal, e por isso não quero pedir-lhe nada gratuito, mas gostaria de saber se tem como fazer um widget assim para usar na lateral, estando um abaixo do outro, e não em linha como você usa aqui.

    Se isso for possivel e se for um dos serviços que você faz, entre em contato pelo email desse comentário para falarmos de possibilidades e principalmente de preço.

    Sucesso!

Faça um comentário