Problemas no servidor, UolHost e algumas mudanças no Códigos Blog

Atualmente estou passando por um problema sério! Meu serviço de hospedagem usado para guardar arquivos, publicar widgets, downloads e como servidor de imagens, está sobrecarregado. Mês passado a UolHost registrou o uso de 38% (aproximado) da CPU compartilhada.
Isso mostra que nossos arquivos estão sendo bem utilizados, principalmente o contador de assinantes feed em forma de texto, que conta com aproximadamente 2500 usuários.
Esse uso excessivo é devido ao número alto de requisições feitas ao servidor, ou seja, muitas consultas, fazendo a CPU trabalhar mais. Para vocês terem uma noção, foi registrada uma média mensal em Outubro de 2.500.000 (dois milhões e quinhentos mil) hits por dia.

Então eu tinha duas saídas: Diminuir esse número de hits dando uma otimização nos códigos ou contratar um serviço de hospedagem dedicada, o que seria uma máquina só pra mim, assim usar 38% da CPU não teria problema algum.
A segunda alternativa foi analisada, porém, não teve chance alguma! O serviço mais barato e confiável de dedicado que encontrei custa em torno de R$ 300,00 reais POR MÊS. Estou longe de tirar isso no blog!
Sim, eu poderia pedir e tentar conseguir uma ajuda dos usuários e visitantes do Códigos Blog, mas sinceramente, eu sei que não ia conseguir praticamente nada. A realidade é outra… Acho que uns 80% dos blogueiros PAGAM MUITO para blogar e não ao contrário.

Já a primeira opção também seria uma boa alternativa. Apesar de não ter garantia de um retorno positivo, já seria uma bela tentativa, pois meu amigo Fernando Jorge (blogueiro e sócio-criador-programador do Bitw.in [hahahaha]) disse que me ajudaria a resolver isso usando Python no contador feed e no contador do Twitter.
Foi desenvolvida uma nova programação (testada e aprovada) e na hora de colocar para funcionar… Ocorreu um erro por falta de alguns arquivos que já deveriam estar instalados e configurados em minha hospedagem (isso deve ser feito exclusivamente pelo provedor, garantindo o sucesso da instalação e perfeito funcionamento).
Entrei em contado com a UolHost, abri um chamado, falei no chat, coloquei o Fernando para conversar com a equipe deles pelo chat e NADA foi resolvido. Mesmo testando em outro servidor, eles insistiam em dizer que o erro era no nosso código.
Por fim meus amigos, o prazo se esgotou e por isso TUDO que está hospedado em nome do Códigos Blog (usando o domínio codigosblog.net) está instável. Isso explica as imagens e o contador fora do ar em alguns momentos.
Isso me deixou muito decepcionado com a UolHost! Não demonstraram interesse algum em resolver meu problema, mesmo sabendo que indico o serviço deles pra todo mundo, meus pagamentos estão sempre em dia, tenho cinco domínios e muito tempo de uso. Nem ligaram pra mim para tentar resolver isso. Ainda tiveram a capacidade de responder um chamado dizendo que os técnicos contratados NÃO têm conhecimento avançado na área de programação e por isso não podem resolver o problema.

  • E o que será feito?

No momento vou deixar o contador de assinantes feed e Twitter fora do ar. Preciso colocar o “resto” para funcionar novamente, pois dependo dessa hospedagem, inclusive para trabalhar como webdesign nas horas extras.
Mês que vem pretendo contratar uma hospedagem com a HostGator, o Fernando usa e indica o serviço deles. Apesar de eu nunca ter usado, tenho CERTEZA que os contadores em Python vão funcionar e o atendimento é de qualidade. Assim, vou deixar os widgets separados dos outros arquivos, deixando tudo mais organizado. Só assim vou estar preparado caso isso aconteça novamente.
Sim, foi à única solução ao meu alcance que encontrei. Agora se você quiser patrocinar pagando um dedicado pra mim… Meu sincero agradecimento e propaganda garantida em meus projetos você vai ter, pode ter certeza. Hahaha

Se você usa e depende de algum arquivo hospedado conosco, desculpe! Estou lutando dia e noite para resolver esse problema. Espero colocar tudo em ordem até o fim do ano.

Um grande abraço.

Créditos da imagem: chrisjennings.com

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Obrigado por nos avisar Paulo, realmente quando ocorre isto é complicado, ainda mais quando o serviço de hospedagem não mostra empenhho em resolver o problema do cliente (e a UOLHost com certeza vai perder muitos clientes em potencial com este seu post, eles que pensassem antes. huahuahua)
    Eu estou usando ultimamente um serviço de hospedagem nova, a KingdomHost, o serviço de suporte é o melhor que já vi, e os servidores são estaveis, tem 7 dias de teste, se quiser testar. ^^
    Agora me pergunto, já imaginou se o seu blog fosse WP e estivesse hospedado junto com os arquivos? Seria muito pior.

  2. Puxa!

    Uso vários scripts teus mas hospedo no meu host, por isso não havia notado nada, fico triste por vc estar com esses problemas e por não poder ajudar (já peno pra pagar o meu host rsrs).

    Vou torcer por vc viu?

    bjãoo

  3. Dentro da minha ignorancia, eu entendi que é pra deixar de linkar vc e deixar de assinar o feed?
    Aí o blog nao é requisitado e nao vai ter problemas? :)
    Ou eu entendi tudo errado.
    OU NADA haver.

  4. O UOLHOST é ruim mesmo, já aconteceu algo parecido comigo, minha hospedagem saia do ar todo dia, por volta das 5 da tarde, o servidor não dava conta da grande demanda, não do meu blog, de outras hospedagens, passei 2 meses tentando resolver o problema e ele nem se quer respondiam, ele só tem nome, NÃO INDICO UOL HOST NEM PARA REGISTRO DE DOMINIO, atualmente uso uma bem melhor, e meu blog está legal, =)

  5. oi

    As vezes temos esses contra tempos, estress. Sempre devemos análisar o lado bom.
    Espero que funcione com HostGator, pois também estava pensando em contratar uma hospedagem deles, espero que você faça uma análise do HostGator em comparação com os outros servidores como UolHost e
    Locaweb, se possível é claro.

    Boa sorte, até mais.

Faça um comentário