Dominio: codigosblog.com.br
Chave: af255c39c6cbf2ba03ac5b531649215539d8d61a
Hora do cache: 1502970935
Vida do cache: 1503014135
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Hospedagem - 728 x 90

Dicas Dominio

Usar vários domínios em um único blog/site pode ser uma má idéia

Há algum tempo atrás fiz essa mesma pergunta ao Manoel Lemos, dono do BlogBlogs, Brasigo, Zapt.in, CTO da Abril Digital. Por que ter vários domínios do BlogBlogs e usar apenas um deles? Obtive uma resposta e resolvi pesquisar melhor sobre o assunto.

Quando criamos um blog ou um site devemos pensar em transformá-lo em uma marca registrada, uma marca única, claro que dentro dos limites que separam um blog de uma empresa. Por isso ao registrarmos um domínio, devemos pensar no futuro – Será que ninguém vai copiar minha idéia? O meu nome? – e com isso prevenirmos de certos aproveitadores ou simplesmente pessoas sem criatividade.

Aos usuários do Blogger, recomendo sempre que comprem um domínio próprio, pois um domínio com extensão “.BLOGSPOT.COM” é extremamente grande, saturado e anti-profissional. Algo não muito bem visto, pois de cara deparamos com um sub-domínio.
Leia mais sobre o assunto:

Registrar um domínio próprio é um grande passo para um blog se tornar profissional, e por segurança devemos sim registrar o máximo de domínios com o mesmo nome. Não é obrigatório e não é simples assim registrar vários domínios, todavia há três domínios básicos que devemos nos preocupar em registrar: .COM; .NET; .COM.BR
Os domínios .COM e .NET são os mais utilizados internacionalmente e o .COM.BR é o principal domínio brasileiro. Isso já é o suficiente para colocar ambos em evidência.

  • Afinal, é bom ou não ter vários domínios apontados para o mesmo blog?

Não é aconselhável redirecionar mais de um domínio para um mesmo site. Registrar domínios não te obriga a usá-los.
Se o objetivo principal do seu blog é alcançar muitas visitas e STATUS (números), não disperse seus leitores, vejamos o seguinte exemplo:

O Códigos Blog têm dois domínios: www.codigosblog.com.br e www.codigosblog.net

O segundo (.NET) não é redirecionado para o Códigos Blog pois isso poderia trazer uma certa confusão na hora de divulgar e na hora das pessoas o linkarem. Ou seja, uma pessoa poderia linkar o Códigos Blog com um domínio (.COM.BR) e outra pessoa com outro domínio (.NET).
Qualquer um dos dois endereços teria o mesmo destino: A página do Códigos Blog. Mas na hora de contabilizar links, vários agregadores podem interpretar como dois sites diferentes, refletindo até mesmo em seu PageRank.
Podemos também imaginar o seguinte fato: Uma pessoa pode conhecer seu blog de uma forma e outra pessoa de outra forma, e em certo momento poderiam falar de um único blog achando que são blogs diferentes.
Agora imagina isso acontecendo com 3, 4 ou até 5 domínios para apenas 1 site. Claro que estamos falando de pequenos e médios sites, nada se compara com grandes empresas como o Google que usa inúmeros domínios.

Essa pequena questão pode trazer diferentes problemas, onde muitas vezes nem reparamos. Não por incompetência e sim por ignorância sobre o assunto.
Lembre-se: Registrar vários domínios para proteger sua marca é aconselhável, mas isso não significa que você deve usá-los.



De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

28 Comentários

  1. Ricardo Nascimento disse:

    Discordo em partes com o que disse. De fato o registro de vários domínios serve principalmente para manter sua identidade segura, livre das pessoas, como voce bem colocou sem criatividade. Da mesma forma, explorar os diversos dominios registrados pode não ser uma estrategia muito boa, mas não vejo grandes problemas quando possui dois dominios apenas. Basicamente porque se os mecanismos de indexação geralmente não rastreiam "sites vazios", no seu caso o ".net" não surge em nenhuma posição que comprometa seu endereço original mesmo se estiver redirecionando. Os mecanismos que contam suas visitas também não trarão o problema descrito, pois supondo que tais mecanismos digam que o ".com.br" tenha 1000 visitas e o ".net" 100, esses 100 do net estarão incluídos no br. A diferença, no entanto, é a orgigem da visita que fica comprometida, se um visitante te acha no Google e te visita pelo ".net", quando voce for acompanhar seu relatorio ele dira que veio um visitante do ".net" e não do Google. O que é significativo. Há casos e casos, nem sempre sua estratégia é válida para todos, como bem voce deixou claro, a ideia é sempre analisar todas as variaveis.

    Abraços

  2. Ramiro Marques disse:

    Eu fiz isso com o ProfBlog: comprei as extensões Org e Net.

  3. Paulo Estevão disse:

    @Ricardo,
    Falou bonito! Entendi completamente o que você disse. Há casos e casos.
    Mas tudo gira em torno de links! Se 200 blogs te linkam com o domínio .Net e 200 blogs te linkam com o domínio .com.br, não serão somados! Ou seja, isso vai ser refletido no PageRank e por conseguência isso vai refletir no Google, com certeza sua posição poderia ser melhor caso os 400 links fossem para um único domínio.
    E por final isso vai fazer diferença no principal: Número de Visitas.

  4. Carlos Tomaz disse:

    Em breve vou comprar um domínio pro meu blog…
    Mas acho que vou comprar só .com.br
    Quem sabe mais tarde compre um .com tbm…

  5. Bruno Gall disse:

    Eu vou comprar um .net para meu blog (Servidor de arquivos) porque o .com, .net, .org e .com.br são os mais comprados então devemos ter cuidado.Separe também no WordPress.com e se for usar WordPress, Drupal ou Joomla separe no Blogger também

  6. VitorDesigner disse:

    adorei o post vou recomendar, muito bom parabens, vamos trocar links? Conheça o meu blog em http://www.vitordesigner.com.br

    abraço

  7. Joao Bob disse:

    Bom conselho, dividir o suado Pagerank não é boa idéia..

  8. Talles azigon disse:

    Bem eu sei que é chato ficar pedindo mas tipo se puder me ajudar eu tenho um blog que fiz agora que estou publicando minha obra poética e queria achar um tamplate com tema "Minha casa" que fosse bem infantil e poético ai se você poder mim ajudar eu agradeço bastante

  9. InfoKefy disse:

    Exelente post! Também redirecionei um domínio para o blogger. O endereço é http://www.infokefy.com e está aberto para parcerias. E-mail: infokefy@gmail.com. Abraço e parabéns pelo blog!!!!!

  10. Rafael Rodrigues disse:

    Tenho um site com 8 dominios para o mesmo endereço isso nao me afeta pois nao uso ele mas somente para direcionar usei ele no redirecionamento quando a pessoa escreve por exemplo codigoblog.com.br vai entao para o correto codigosblogs.com.br entende isso nao afeta nada o meu site.

  11. Rodrigo disse:

    Eu acabei de criar três domínios gratuitos para direcionar para meu blog, só que eu usei durante um bom tempo o tradicional .blogspot.com e agora pensando em comprar domínios .com e .com.br, será um bom negócio?

  12. Sementes de Maria disse:

    Excelente post! Vou seguir seu conselho, estava preocupada em não poder redirecionar todos os domínios. Vou comprar vários e redirecionar apenas 1.

  13. Silvio disse:

    Excelente discussão nesse post. Foi muito útil para me ajudar a decidir.

  14. Flavio disse:

    Muito útil a publicação. Valeu!

  15. rcvss disse:

    muito bom Paulo Estevão

  16. lauro disse:

    Pessoal tenho 2 domínios (.com.br), eu quero redimensionar os 2 para meu único blog?
    Meu registro do domínio foi feito os 2 no registro br, alguem pode colocar um tutorial de configuração de como eu redimensiono os 2 domínios para meu blog?
    Agradeço a compreençao.

  17. Fernanda N disse:

    olá.
    estou procurando saber mais sobre redirecionamentos e caí aqui neste post… o mais engraçado é que justamente o que tu cita no post não é o que está acontecendo de fato.
    o .net está sim direcionando para o .com.br.
    esse direcionamento foi feito como? 301?
    minha maior dúvida é em relação a indexação nos buscadores… por exemplo, se eu tenho 3 domínios com nomes e extensões diferentes e se eu digitar no buscador a tal palavra chave, o site y vai aparecer como resultado, mesmo que ele esteja redirecionado para o site x?
    agradeço se puder me tirar esta dúvida! 😉
    valeuz!

  18. Olá Pessoal,
    Muito boa a dica, eu tenho 10 dominios .com.br redirecionamentos(301) para meu site principal http://www.anunciode.com.br isso pode atrapalhar o meu principal em sites de busca??

    Obrigado e sempre agradeço por existir estes blogueiros que dispõem de horas para ajudar a gente. Minha Faculdade são os blogs rsrsrsrsr

  19. Otto disse:

    Oi Paulo!

    Eu estou com uma dúvida, aliás duas. Mas só vou te perguntar uma para não te incomodar muito. Encontrei este tópico, e um dos meus problemas é exatamente este. Eu tenho quatro domínios, porém só utilizo uma hospedagem e todos eles estão redirecionados para somente uma hospedagem. Entretanto eis o meu problema. Estou configurando ele no Google, e encontro várias dificuldades. E a principal é esta, no google webmaster tools, aonde configuro o meu site com um ID, aquela API que coloca na .TXT do domínio para verificar o site junto ao Google, ela já foi verificada. Mas há dias ela não vem atualizada, as metas atualizam rápido, mas a página antiga permanece em cache.

    O que acontece, é que tenho um domínio .COM registrei ele e hospedei ele pelo Domain.com , achei melhor, em tudo, preço organização, suporte e etc… mas o problema que registrei outro domínio .com.br e redirecionei ele com o mesmo número de IP do servidor, e funciona legal, mas a nível de busca tenho este problema, e fica tudo muito confuso, pois na web já vi tudo quanto é tipo de resposta, e até a do Google é meio estranha. A princípio fiz o que o Google mandou, configurei todos os domínios, com a API na .TXT do host, mas mesmo assim continuam há semana em cache… criei os sitemap, e mesmo assim não mostra, coloquei o link-author pra mostrar a foto avatar do google e nada…

    A nível de google anlytics, eu nem quero me preocupar ainda, até mesmo pq não tenho foco nisso, somente na correta configuração pra nível de informação, no google, metas, e site map, foto e cache… e também importante fazer com que apareça nos primeiros resultados minhas palavras chaves…

    Então, eis o meu problema, a princípio configurei este dois domínios, sendo que só um é hospedado. É certo isso?
    Eu tenho que configurar todos os domínios e cada um deles instalar esta API, por acaso não é isso que está atrapalhando a minha atualização dentro do google? Eu ñ entendi direito, mas acho q é melhor só gerir um site dentro do google, o original que é está na hospedagem, e os outros só faço o redirecionamento através do servidor de hospedagem…??? Portanto assim, deveria eu ficar só com um profile, e deixar os outros simplesmente em branco, sem API de .TXT no host… ou sei lá com a API do original (mas acho que o Google não aceita isso)… e o outro caso é que hj, tanto faz se digita www ou sem o www … mas ambos possuem configurações particulares no meu Servidor de Hospedagem… e o google mostra sempre o sem www … o que fazer com isso…

    Cara estou perdidão, chega a ser ridículo… já escrevi para o google, já olhei o help, inúmeros post… mas achei o seu mais direcionado ao problema, mesmo assim nem sei se vai entender…

    A questão é que o SEO, funciona… mas atualização do cache, e este problema de http://www... é que faz uma dor de cabeça há mais de duas semanas…

    Vc pode me ajudar, agradeço e fico no aguardo.

    • Olá Otto, tudo bem?
      Não sei se entendi direito, mas o fato é o seguinte: Se quer utilizar dois domínios no mesmo site, faça redirecionamento simples do segundo, não precisa de registrar no Google, nem nada. Ele só vai servir caso alguém dirige o endereço “errado”. Entende? Preocupe apenas com o domínio principal.
      abraços.

      • Otto Koester disse:

        Oi Paulo!
        Obrigado. Me desculpa pela demora na resposta, e no agradecimento.
        Eu não recebi a notificação de que vc tinha respondido, e hj recebi a notificação do novo comentário.
        Eu acabei fazendo isso mesmo.
        E funcionou muito bem.
        Um forte abs!

  20. Olá Paulo li seu post e gostei bastante pois estava pensando como faria para redirecionar vários domínios para meu blog e agora vi que isto não é necessário . Eu fiz como vc , comprei os dominios .com, .com.br e .net .

    Eu uso a plataforma blogger e lá só vejo espaço para redirecionar um domínio, eu gostaria de usar o .com.br também além do .com que já uso , e o .net ia deixar sem redirecionar.

    Será que tem como me explicar como faço para redicionar o .com.br também para meu blog?

  21. Interessante mesmo sua analise. Comprei os dominios .com .net e com.br mas acho que vou usar apenas um.

  22. vilmar disse:

    Gostei, bom artigo, difícil decidir por esta ou aquela atitude em relação a ter um ou vários domínios… acho que só na prática mesmo, testando para se concluir por si só…
    Abraço.

  23. Hierum disse:

    Redirecionar os domínios site.com e site.net, entre outros, para um domínio principal (site.com.br) e não publicar os domínios secunsários no google não seria a melhor opção? Você defende sua marca e utiliza os domínios. Muitas vezes as pessoas costumam digitar apenas .com ao invés de .com.br (principalmente e-mails). E serviços de autocompletar também fazem isso.

  24. Jhon Charles disse:

    Muito bom, valeu a dica meus parabéns.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.