Como estruturar um layout de forma eficiente

Deixamos muitas vezes de pensar no layout de nosso blog por falta de tempo, curiosidade em aprender ou até mesmo por ignorância sobre a importância do design.
Quem acompanha meu trabalho de design nos momentos vagos, sabe o quanto friso essa idéia, não só pela relevância, mas por que estou aqui para repassar certos aprendizados nessa área.
Montar um blog/site estruturalmente não é colocar em prática o que der na telha. Não é (apenas) mostrar sua criatividade. Uma estrutura bem feita visa muito mais, como: Velocidade, Propaganda, Aparência e Organização.

Um layout simples não é o melhor e nem um layout complexo é o melhor. O melhor vai de acordo com o público do seu blog, o destaque que você quer dar, o tema (assunto) e claro, a criatividade (exclusividade).

Vamos os tópicos:

1 – Estrutura

Antes de iniciar, veja exemplos de layouts de outros blogs. Pense em todos os widgets e gadgets que você quer usar, estude funcionalidades (Botão enviar para Twitter, Postagens Relacionadas,…), pense em cores harmônicas e ao mesmo tempo atrativas, escolha os lugares onde serão inseridas colunas para widgets/gadgets.
Um estudo da forma do seu layout vai poupar muito tempo na hora de colocar em prática a codificação, principalmente para quem não tem muita experiência no ramo.
Use anúncios com moderação, evitando uma poluição visual. Ninguém merece um blog que visa apenas fins lucrativos.

2 – Codificação

Insira o mínimo possível de código, o mínimo possível de imagens e o mínimo possível de widgets/gadgets. Tudo isso vai interferir no carregamento do blog.
Tente usar cores em HTML evitando ao máximo, imagens em alta resolução, pois o que mais sobrecarrega uma página são as imagens (animadas e não animadas).
Obs.: Apensar de nem sempre não ser uma imagem, Flash se encaixa bem nesse contexto.
Outro fator importante é colocar o carregamento dos textos sempre como prioridade antes da sidebar (coluna lateral). Para fazer isso basta inserir os códigos das postagens antes dos códigos das colunas, pois o navegador sempre vai ler e processar o código HTML de cima para baixo.

3 – Postagens

Use algum sistema de resumo de postagens, pois o desempenho do blog melhora,faz com que o visitante visualize de uma forma geral o blog e faz com que os internautas visitem outras postagens.
Use imagens (com moderação), visto que imagens decoram suas postagens e quebra o gelo de extrema seriedade (blogs geralmente são mais descontraídos).
Defina uma estrutura no fim das postagens com o nome do autor e se possível uma pequena descrição (ou link para essa pequena descrição), é interessante mostrar para o leitor quem está escrevendo.

4 – Melhoras!

Nunca vai ficar perfeito! #prontofalei
Erros e melhoras vão aparecer! Estude e aproveite melhor o que o Blogger pode oferecer.

Receba nossos posts por feed ou email

Posts Relacionados

14 Comentários

  1. Olá Paulo Estevão

    Hoje vou estrear aqui nos comentários, não me lembro de ter vindo aqui ainda comentar.

    Estes pontos que você citou são bem interessantes, porém para quem é leigo no assunto e iniciante como eu os conhecimentos que adquirimos em blogs como o seu demoram um pouco para serem processados, confesso que quando vejo uma postagem com uma página de códigos pra inserir, me assusto e dá medo, aquele medo típico de iniciante de fazer algo errado e não saber mais como reverter o possível estrago.rs

    Quando vejo os códigos, vejo se é interessante, tento achar o bendito código pra mudar algo e nunca acho identico que o blogueiro recomendou, eu desistia de inicio, mas comecei a mudar, comecei a achar os parecidos e tentar assim mesmo na cara de pau e alguns tem dado certo, porém ainda coragem só quando são coisas mais simples.

    gostei do ponto que cita a publicidade, tem gente que exagera mesmo e usa até em feed no reader, acho um tremendo mal gosto, acho que isso acaba chateando mais os leitores, faça sua mídia, ganhe seu dinheiro, mas seja discreto, não precisa deixar claro que o objetivo também é lucrar, sei lá, acho que ainda sou meio romântica nesse aspecto, só vou nos blogs por causa dos posts e odeio publicidade, além de que elas colaboram pra carregar mais a página porque algumas são flutuantes ou animadas.

    O recurso resumo de postagem é maravilhoso, porque temos acesso a muitas postagens e podemos escolher qual ler pelo título, eu só odeio feeds parciais no reader, poxa, se uso reader é pra justamente não ter que ir sempre ao blog.

    A conclusão foi perfeita, nunca fica 100% mesmo, sempre queremos mudar, melhorar, enjoamos com facilidade das coisas, mas é bom mudar, parece que dá um gás novo, até inspira a escrever mais, mesmice me cansa até nos blogs, na vida então nem se fala!

    Bom já dei meu testemunho aqui, quero finalizar dizendo que curto muito o seu trabalho e espero um dia eu possa aprender quem sabe o básico desse "bendito" HTML rs

    Abraços!

    @anakint

  2. Excelente dica. Tem blog q tem tanta informação que nem sabemos onde começa, tanta propaganda que nem sabemos o que realmente é informação e onde é propaganda. Temos que ter muito cuidado com os excessos.

  3. Olá, gostei muito das suas dicas, obrigada!
    No meu site já uso o Leia mais… porém gostaria de mudar o layout e não acho nenhum template que me agrade, pois não tem o Leia mais… vc pode me ajudar com um código para eu inserir em um template que eu goste?
    Desde já agradeço,
    Cris Prata – Vagas Urgentes

  4. Olá.
    acho que é minha primeira vez aqui tambem.

    Muito boa suas dicas seja essa ou as outras.

    Parabéns!!!

  5. Pingback: Dicas para fazer um layout de qualidade para o blog | Códigos Blog

  6. Pingback: Os 10 erros de um blogueiro iniciante | Códigos Blog

  7. mais uma que aprendi aqui: “colocar o carregamento dos textos sempre como prioridade antes da sidebar (coluna lateral)”
    :) abçs

Faça um comentário