Dominio: codigosblog.com.br
Chave: af255c39c6cbf2ba03ac5b531649215539d8d61a
Hora do cache: 1484568950
Vida do cache: 1485864946
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Hospedagem - 728 x 90

Dicas

Engenharia Social, cuidado!

Existem muitas pessoas boas no mundo, todavia tome cuidado! Engenharia Social são práticas utilizadas por pessoas mal intencionadas que abusam da confiança dada por você. Através de emails, telefonemas ou um simples bate-papo estilo P2P, esses indivíduos são capazes de recolher dados sigilosos em uma piscar de olhos, basta uma brecha e já era.

"Em Segurança da informação, chama-se Engenharia  Social as práticas utilizadas para obter acesso a informações  importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da  enganação ou exploração da confiança das pessoas".
Texto: Wikipédia


Esse alerta vai muito além da blogosfera. Em nosso dia-a-dia é possível observar isso, poucas pessoas têm a malicia de preocupar-se com a segurança de seus dados, divulgando uma simples senha do seu notebook pode ser o suficiente para um ataque em seus dados.
É muito comum recebermos uma ligação de uma suposta operadora querendo fazer testes de linha e quando menos se imagina entregamos tudo que eles querem.
Esse tipo de ataque é muito comum em empresas, atacando principalmente funcionários “inocentes” que não sabem o grau do problema.

Aplicando essa lição em nosso dia-a-dia de blogueiro podemos fazer a seguinte ligação: Não forneça sua senha para terceiros, independente se a pessoa supostamente vai te ajudar em algum problema interno. Procure ajuda, mas não repasse sua senha para qualquer um.

Digo tudo isso porque já passei por isso, para quem não sabe (a maioria), o meu primeiro blog foi vitima desse tipo de ataque. Um blogueiro atuante e relativamente conhecido, mas que na verdade não passa de um garoto mimado e metido a valentão. Mas não vou entrar em detalhes nem citar o nome da criatura, pois pessoas como essas não merecem nem citações pejorativas.

Lembre-se: Podemos fazer grandes amigos virtualmente, no entanto não é como fazer uma amizade cara a cara. É muito mais fácil enganar e ser enganado via internet.
Fica a dica.

Leia também:



De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

4 Comentários

  1. Gustavo Valério disse:

    esse seu post vei bem acalhar, pois, no meio de milhares de bloggers, todos ou pelo menos, quase todos, vivem acessando sites e blogs de dicas, fazendo pesquisa e consequentemente, acabam fornecendo dados que deveriam ficar só entre eles e a Blogger.

    Amei o post.

  2. Ramiro Marques disse:

    Boa dica. Por norma nunca respondo a questionários por celular ou por email.

  3. Bianca Mansur disse:

    Nossa! Isso é horrivel e acontece. Dica ótima para o pessoal que não conhece.

  4. wawapress disse:

    Parabéns pelo blog!!! tks!
    internet Curitiba

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.