Dominio: codigosblog.com.br
Chave: af255c39c6cbf2ba03ac5b531649215539d8d61a
Hora do cache: 1506116117
Vida do cache: 1506159317
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Blogs,
SEO e Monetização.

Hospedagem - 728 x 90

Dicas

Analisando a qualidade de suas visitas

“Paulo, recebo mais de 15.000 visitas por dia no meu blog, isso é bom? Meu blog é um sucesso?”
Estou cansado de ler perguntas desse tipo, porém é uma pergunta muito interessante e com inúmeras respostas.

Um bom blogueiro deve saber distinguir bons visitantes de pára-quedistas. Antes de qualquer coisa vamos aos conceitos:

Visitantes fiéis ou simplesmente: Usuários
São os visitantes que voltam freqüentemente em seu blog/site, deixam comentários, trocam idéias, assinam o feed, participam de promoções, seguem seu Twitter, defendem seu blog, etc.
Não necessariamente fazem tudo o que eu disse acima, mas são sempre ativos e marcam presença em seu blog de uma forma ou de outra.

Pára-quedistas ou simplesmente: “Enviados do Google” (kkkkk)
São os que visitam seu blog por meio de algum anuncio link ou buscador. Esses visitantes sempre são a maioria.
Esse tipo de visitante vem sempre atrás de um único conteúdo ou único post. Para ser mais preciso, é um tipo de visitante que não busca nada além de uma única indicação.

Agora basta você analisar o tipo de visita o seu blog/site recebe. Para isso, indico o Google Analytics para fazermos a análise.
Leia também:

O Google Analytics mostra de uma forma geral 6 estatísticas importantes:

  • Visitas – Representa o número de visitantes únicos que visitaram seu blog por meio de um único IP;
  • Exibições de página – Representa o número total de páginas visitadas independente de ser um único IP ou não, ou seja, representa o número total de visualizações em um determinado tempo;
  • Páginas por visita – Indica uma média de quantas páginas visualizadas por um visitante. Mostrando a média da quantidade de páginas exibidas por único IP em determinado tempo;
  • Taxa de rejeição – Representa a porcentagem de visitantes que entraram em seu site e saíram sem visitar nenhuma outra página;
  • Tempo médio no site – Indica o tempo médio em que os visitantes estão ficando em sua página;
  • Visitas novas – Mostra a porcentagem das visitas recebidas que são novas e que vieram de um IP não registrado ainda pelo contador.

Exemplos:

Imagem 1
Imagem 2

As imagens acima mostram dois tipos diferentes de visitantes em dois blogs distintos (visitas únicas em média de 8200). Vamos à análise:

1ª Imagem

Podemos notar que na primeira imagem o site recebeu muitas visualizações de páginas, algo em torno de 145% a mais do que as visitas únicas, isso significa que a maioria dos visitantes desse blog está entrando em sua página mais de uma vez ao longo do dia.
Analisando a média de páginas por visita, notamos que os visitantes estão entrando em mais de uma página interna a cada visita.
A Taxa de rejeição chega há um pouco mais de 60%, uma média estimável e normal para a maioria dos blogs/sites.
O Tempo médio é de 4 minutos e 7 segundos, algo considerável dependendo do tema do blog. Isso indica que o site está conseguindo segurar o visitante nesse período (em média).
O número em porcentagem de novas visitas pode representar dois casos diferentes, nesse caso analisando o geral podemos notar que o site/blog está crescendo, e uma média de 70% indica que de 8182 visitas, 5727 são novas (pára-quedistas) e 2455 são de visitantes antigos (fiéis).

2ª Imagem

O número de exibições de páginas não é muito elevado (comparando ao número de visitas), isso indica que apenas 17% de exibições de páginas a mais em relação ao número de visitantes únicos.
A média de páginas por visita está quase igual a 1 (número mínimo), indicando que os visitantes não estão se interessando em outras postagens.
A Taxa de rejeição está com média de 90%, indicando que apenas 10% estão realmente conhecendo o seu trabalho, as outras 90% entraram e saíram imediatamente do seu blog dentro de um período de tempo.
O tempo médio mostra claramente que os visitantes estão saindo rapidamente do blog, porque o conteúdo é ruim ou porque os visitantes não querem nada além de um único código, tutorial, arquivo ou algo do tipo.
Para finalizar a taxa de visitas novas está muito elevada e de acordo com o contexto isso significa que menos de 4% dos visitantes estão retornando.

Conclusão da comparação:

O comparativo acima mostra claramente a diferença de um blog que recebe muitas visitas com qualidade e outro com muitas visitas e pouca qualidade.
É importante saber que o reconhecimento de um blog não depende só da quantidade de visitas únicas e sim de todas as avaliações citadas acima e um pouco mais.
Pense alto, o exemplo que coloquei na primeira imagem está com uma boa média de visitantes fiéis, mas pode melhorar muito mais.

Finalizando:

Um blog depende e muito de visitantes pára-quedistas, pois deles é que vem a maior parte do lucro financeiro (leia mais: Lucro com o blog: Quando e Como?) e através deles é que nascem os visitantes fiéis (leia mais: 30 Dicas para criar um blog de sucesso), mas de maneira alguma muitas visitas significam popularidade e reconhecimento. #fato

Blogar é uma arte, crescer faz parte e não ao contrário. ;D

Tags: analisar visitas, muitas visitas no blog, ter visitas, qualidade de visitantes.



De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

7 Comentários

  1. by Ojuara disse:

    Postagem da mais alta qualidade muito boa – Sim e desses dois quadro de visitantes eu estou no primeiro visito vcs freqüentemente afinal de contas nos blogueiros buscamos qualidades e isso vcs tem – Parabéns pela poste e pelo trabalho com um todo do seu BLOG; O Ojuara News acompanha vcs!

  2. Max Martins disse:

    Boa matéria, Paulo!
    E eu que pensava que 30% de taxa de rejeição era muito alto.
    Confesso que, às vezes, fico olhando para os números tentando interpretá-los. Apesar das indicações de cada item, é preciso entender do que se trata.
    Ainda bem que os blogueiros inciantes, como eu, podem contar com trabalhos como o seu. Acompanho, também, outros blogs com tutoriais e isso ajuda muito a entender como funciona esse mundão chamado blogosfera.
    Forte abraço e sucesso pra você

  3. Ziulab disse:

    Acho que tem conceito errado aqui:

    "Taxa de rejeição – Representa a porcentagem de visitantes que entraram em seu site e imediatamente saíram;"

    Taxa de rejeição é entrar e sair de um blog ou site pela mesma página que entrou, visitando apenas esta página.

  4. digitalnews1 disse:

    Gostei dessa postagem!
    Embora meu blog ainda não tenha cerca de 1.000 visitas diárias, ele aos poucos vem crescendo. Eu venho acompanhando seu blog a algum tempo e vim tbm lendo as suas dicas que são muito boas.
    Vlw mesmo.

  5. Ramiro Marques disse:

    Um dos posts mais úteis e informativos que eu li neste blog.
    No meu blog, tenho mais de 50% de visitas que vêm do Google e apenas 30% de visitas diretas.

  6. Felipe disse:

    Paulo, muito esclarecedor esse artigo.
    Ajudará muito na hora de interpretar melhor os dados do Analytics.
    Eu já tinha uma ideia de interpretação desses dados mas com certeza agora posso analisar de maneira precisa.
    Mais uma vez Vlw.

  7. Paulo Estevão disse:

    @ZiuLab Verdade, troquei as "bolas". Valeu

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.